Compartilhe:

O inverno chegou e com ele a infestação de caramujo africano. A umidade aliada ao acúmulo de lixo e entulho é o ambiente perfeito para ele se proliferar, principalmente por causa dos terrenos baldios, que servem de abrigo e refúgio dos caramujos.

O Zoonoses de Lagarto está preocupado com as possíveis doenças que o molusco pode transmitir e com a forma como as pessoas estão tentando eliminá-los, por não ter conhecimento ao lidar com eles. Tentar resolver uma forma paliativa de solucionar o problema eliminando os caramujos em um terreno baldio não é uma maneira adequada, pois as conchas secam e ficam no lugar e podem acumular água e se tornar um foco de mosquitos.

Nunca se deve jogar o Caramujo africano no lixo, já que os lixões são cheios de alimento e abrigo para esse molusco se multiplicar ainda mais. Caso se trate de um povoado até mesmo um sítio ou fazenda, pode-se abrir um buraco fundo e jogar os moluscos eliminados lá dentro, colocando cal e depois cobrir com terra, deixando enterrados.

O mais importante é prevenir. Não deixe no seu quintal, lixo ou entulhos, porque eles servem de abrigo e alimento para os moluscos.

O CCZ funciona de segunda à quinta das 8h às 17h e às sextas-feiras, das 8h às 13h. Caso algum morador enfrente o problema, é recomendável entrar em contato. Os proprietários de terrenos baldios que não limparem os terrenos podem ser notificados.

6c028297 b7b8 40d4 8273 ab4a809e36d0

Última atualização em 13 de abril de 2021