A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde estará iniciando nesta sexta-feira, 18, a vacinação contra a covid-19 em crianças com idade entre 6 meses a 2 anos, que possuem comorbidades. A vacina que será aplicada é a Pfizer Baby, único imunizante liberado pela Anvisa até o momento para utilização nessa faixa etária.

Inicialmente a vacina estará disponível na Unidade Básica de Saúde Leandro Maciel (Posto do Leite) e na Unidade Básica de Saúde Padre Almeida (Colônia Treze), das 8h às 14h. Ao mesmo tempo, as Equipes de Saúde da Família estarão programando a vacinação gradativa em outros pontos do município.

Para vacinação é necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS, cartão de vacina e relatório médico descrevendo a condição. Confira abaixo a lista de comorbidades:

– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
– Doenças cardiovasculares
– Insuficiência cardíaca (IC)
– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e Pericardiopatias
– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênita
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
– Doenças neurológicas crônicas
– Doença renal crônica
– Imunocomprometidos
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Síndrome de Down
– Cirrose hepática

Com o intuito de evitar perdas de doses, a Secretaria de Saúde fará uma relação nominal de crianças sem comorbidades, e se ocorrer sobra, uma equipe de saúde entrará em contato com os pais ou responsáveis, solicitando que se dirijam com a criança até o local de vacinação. Essas informações serão recebidas por meio do contato telefônico (79)99922-0101, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Essa etapa da campanha de vacinação representa um grande avanço, sendo considerada de extrema importância no enfrentamento à COVID-19.

Última atualização em 17 de novembro de 2022