Com o apoio da Prefeitura de Lagarto, através do Programa Saúde na Escola (PSE), crianças da Rede Pública Municipal de Ensino estão recebendo ações de intervenção do Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe Campus – Lagarto.

O Educação em Saúde e a Arte do Teatro (ESAT) é um projeto de extensão que acontece desde 2014. Desde 2022 ele apresenta como proposta ações de extensão e pesquisa com o título “Parasitologiando com o ESAT: em observatório de doenças parasitárias negligenciadas”.

Nesta versão, são trabalhados temas relacionados à parasitologia em crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto é fomentado pela UFS e em parceria com as secretarias da Educação e Saúde de Lagarto.

“Iniciamos a aplicação das nossas ações na Unidade de Educação Infantil Tainah Santos, localizada no Bairro Loiola, como um estudo piloto, e futuramente atuaremos em outras unidades de ensino, sempre em parceria com o PSE”, informou a coordenadoria do projeto.

O objetivo geral do projeto é analisar as ações de educação em saúde, com isso será realizada a intervenção com materiais lúdico-didáticos elaborados pela equipe, avaliação de conhecimentos sobre o tema, permitindo uma melhor adequação dos materiais às necessidades específicas de cada escola.

Também serão analisadas amostras de fezes das crianças para investigação de parasitas intestinais, possibilitando o tratamento de crianças infectadas e contribuindo para uma diminuição deste tipo de doença na população.

O projeto visa também uma reanálise após seis meses, para acompanhamento dos casos e verificação da resolução dos problemas de saúde.

Última atualização em 22 de maio de 2023