Compartilhe:

O dia 6 de julho foi designado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial das Zoonoses. É uma data importante para lembrar que a prevenção de doenças provocadas por animais não apenas protege sua saúde e bem-estar, mas é uma das medidas mais eficazes para proteger a saúde de toda a população.

As zoonoses são doenças infecciosas naturalmente transmissíveis de animais para seres humanos. A estreita interação entre homens e animais, bem como o aumento da atividade comercial e a mobilidade de pessoas, animais e seus produtos, levaram a uma maior propagação desses agravos e, apesar dos avanços verificados no seu controle, sua incidência permanece alta.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Lagarto, atua na prevenção e combate de doenças como: Leishmaniose, Raiva, Esquistossomose, Dengue, Febre de Chikungunya, Zika Vírus e a ações de prevenção de escorpião.

As ações de prevenção de zoonoses caracterizam-se por serem executadas de forma temporária ou permanente, dependendo do contexto epidemiológico, por meio de ações, atividades e estratégias de educação em saúde, manejo ambiental e vacinação animal.

Última atualização em 6 de julho de 2021