A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), trabalha para ampliar a cada dia o número de atendimentos em saúde no município. As ações da pasta cobrem todas as regiões que abrangem os mais de cem povoados e assentamentos e atingiram, só no mês de março, mais de 25 mil atendimentos e procedimentos na Rede da Atenção Básica. O número chama atenção e coloca em evidência o bom trabalho desenvolvido pela gestão e pelos profissionais da secretaria.

70e6046d 2dda 4b52 a105 54ec93139d54

“A Administração Municipal tem um único objetivo na saúde: humanizar, sensibilizar os atendimentos. Isso é dar assistência e garantir o direito à saúde para todos os munícipes, sem distinção, na sede do município ou na zona rural, de forma que cada um deles se sinta acolhido e confie na Prefeitura, na Secretaria de Saúde como alguém que pode contar a qualquer hora”, afirmou a prefeita Hilda Ribeiro.

São mais de 30 unidades de saúde e pontos de apoio em todo o município. Luiza Ribeiro, secretária municipal de Saúde, afirmou que a pasta está disponibilizando os profissionais de saúde para prestar todos os serviços com a melhor qualidade possível. “Contamos com 28 Equipes de Saúde da Família, sendo 11 delas com uma equipe de saúde bucal, com atendimento ambulatorial também de médicos, ginecologistas, pediatras e assistentes sociais, além de três Núcleos de Apoio à Saúde da Família e um polo da Academia da Saúde”, detalhou Luiza.

92f5d57f f225 4fe6 bd98 e7c4776c3825

Outro fator preponderante para humanizar o acolhimento à população é o atendimento domiciliar. Em apenas um mês, foram mais de 140 atendimentos em domicílio. “São pessoas que podem ter dificuldade de locomoção, mas que precisam da continuidade do cuidado e da atenção integral à saúde. Com essa sensibilização, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções para homens e mulheres”, explicou Luiza.

26e46b3e a527 42a6 af79 b390fb352506

Os números dos atendimentos da saúde bucal da Atenção Básica do município foram comemorados. Foram 2.867 atendimentos, entre consulta inicial, retorno, manutenção, raspagens, restaurações e outros procedimentos. As equipes contam cirurgiões dentistas, auxiliares em saúde bucal ou técnicos em saúde bucal.

Outras ações também partiram do núcleo da Atenção Básica da SMS, como combate ao Aedes aegypti, alimentação saudável, saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, saúde na escola e atividades físicas.

Última atualização em 22 de abril de 2019