A voz é um dos principais instrumentos dos professores, por isso mesmo um evento realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), gerenciado pela Prefeitura de Lagarto, em alusão ao Dia Mundial da Voz, fez um alerta importante aos docentes que acompanharam a palestra no último sábado, 27: “sejam amigos da voz”.

03b90f53 a7db 4aea 8013 e3f228ee8cc7

O fonoaudiólogo do Centro, Wanderson Fraga, explicou na palestra quais os inimigos e os aliados da voz. “Os abusos vocais como falar alto, gritar, pigarrear, uso abusivo do cigarro e álcool, associados a outros fatores, são prejudiciais à voz”, detalhou, listando também o que contribui para manter a saúde vocal, como evitar os abusos, se hidratar e cuidar da saúde em geral.

Muitos professores não sabiam, mas a rouquidão pode se apresentar como um grande risco para voz caso ela persista por mais de duas semanas. A orientação é de procurar um profissional especializado o quanto antes.

fb19a147 be24 4f0f 86a4 36ae4b15780a

“Eu não sabia que algumas coisas que eu faço em sala de aula trariam para mim o risco de perder a voz. Agora não farei mais. Minha voz é muito importante para o meu trabalho”, afirmou Tatiane Faria, que leciona na Escola Municipal Paulo Rodrigues do Nascimento.

O Cerest se coloca à disposição de todos os trabalhadores que precisem de acompanhamento profissional para cuidar da voz. “O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador tem uma grande importância na saúde do trabalhador. A nossa equipe promove atividades educativas, além de notificar, investigar e orientar em casos de acidentes e agravos relacionados ao ambiente de trabalho”, ressaltou Luana Oliveira, representante do Centro.

fb19a147 be24 4f0f 86a4 36ae4b15780afb19a147 be24 4f0f 86a4 36ae4b15780a

Última atualização em 29 de abril de 2019