Compartilhe:

 

Na manhã desta quarta-feira, 26, gerentes das Unidades de Saúde da Família (USF) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município acompanharam os trabalhos desenvolvidos pelos cursos do campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O encontro também teve como finalidade traçar estratégias de parcerias com o Executivo Municipal.

A secretária Municipal da Saúde (SMS), Goretti Reis, esteve no evento e falou sobre a importância da união entre a UFS e a Prefeitura de Lagarto. “O que nós estamos fazendo, de fato, é construir uma parceria concreta e necessária. A gente sabe a importância que é esse apoio mútuo e, com certeza, essa parceira nos permitirá levar mais qualidade de vida à população lagartense”, disse.

Durante o acolhimento foram abordados diversos assuntos, a exemplo da função dos gerentes na relação entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Saúde; da apresentação do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET); do que é a atividade de Prática de Ensino na Comunidade (PEC) e sua relação com as UBSs e o território; e da inserção dos alunos da instituição na Rede de Saúde do Município.

O vice-diretor do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Lagarto, Luís Felipe Souza, destacou a importância da integração e do estreitamento da relação entre a instituição de ensino com o Governo. “Já é uma praxe nossa convidar os profissionais de Saúde do Município para que estes sejam acolhidos e capacitados quanto aos projetos que nos unem à gestão municipal”.

Luís também revelou que a reunião realizada nesta quarta também é resultado de uma parceria já firmada em janeiro deste ano, com a secretária Goretti Reis, em que ficou pactuada uma série de ações entre os entes. “Esse primeiro diálogo serviu para estreitarmos os laços, apresentar as nossas ações e saber quais as intenções do Município para um trabalho conjunto com a UFS. E o fruto desse diálogo é o pontapé inicial que estamos dando hoje com esse acolhimento”, completou o vice-diretor da instituição.

Segundo a gerente da Unidade de Saúde José Serafim, localizada no povoado Brejo, a Universidade Federal de Sergipe sempre abriu suas portas para a comunidade de Lagarto com diversos projetos, entre eles, a imersão dos seus alunos no dia a dia das pessoas. “É motivo de alegria quando temos em nossas unidades de saúde alunos universitários vivenciando e conhecendo a comunidade na atenção primária de saúde. E essa integração de hoje é fundamental nesse processo de construção e troca de conhecimentos”, destacou.

Do mesmo modo, Aloísio Dantas Correia, que administra a Unidade Básica de Saúde Antônio Viana do Nascimento, no povoado Santo Antônio, enfatizou que “este momento é importante porque nos prepara mais para prestar à sociedade um serviço de qualidade, de forma transparente e com toda a segurança que nossa área precisa, com foco no bem-estar das pessoas. Inclusive, são conhecimentos que perpassam a questão profissional, pois podemos aplicá-los em nossa vida social também”, pontuou.

Última atualização em 26 de fevereiro de 2025