Na tarde desta quinta-feira, 5, aconteceu no auditório do Centro de Zoonoses de Lagarto, uma reunião com as enfermeiras do PSF (Programa Saúde da Família), as nutricionistas do NASF e Semed, para tratar das pautas do Programa Crescer Saudável.

210cf684 b20e 493f a25f 6d3a562454ca

Durante a reunião, foi debatido sobre o repasse e orientações gerais sobre o Sistema de Informações da Vigilância Alimentar e Nutricional, sobre as fichas de avaliação e metas a serem desenvolvidas dentro do Programa, que além de tratar da alimentação saudável, tratará também do incentivo às práticas corporais de atividade física e ações voltadas para oferta de cuidados às crianças que apresentam obesidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a obesidade é uma condição complexa com sérias dimensões sociais e psicológicas, que afeta praticamente todos os grupos etários e socioeconômicos. Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), em 2017, cerca de 3 em cada 10 crianças com idade entre 5 e 9 anos apresentaram excesso de peso.

92b81e7a 6a79 44f1 bda8 119c19d644e8

A obesidade infantil é um dos maiores desafios da saúde pública do século XXI, crianças com sobrepeso tem 55% de chance de se tornarem obesas e 80% de chance de serem adultos obesos, e também são mais propensas a desenvolverem doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em idade mais jovem do que crianças que não sofrem excesso de peso. Dentre essas DCNT’s destacam-se o diabetes e as doenças cardiovasculares.

O programa tem como objetivo o enfrentamento da obesidade infantil no país, por meio de ações a serem realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), com crianças matriculadas na educação infantil e no ensino fundamental I, que também é um pré-requisito do selo UNICEF Município Aprovado.

A reunião foi ministrada pela coordenadora do PSE/ SISVAN, Crescer Saudável, Eva Cristiane, pela coordenadora do PSE pela educação e articuladora do selo UNICEF Município Aprovado, Josefa de Jesus Silva (Tavares) e a coordenadora do Bolsa Família Municipial, Quênia Azevedo pela Assistência Social.

c579e527 6d03 45b3 9ca5 b469ad811e80

Última atualização em 10 de setembro de 2019