Compartilhe:

A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, assinou na manhã desta terça-feira, 17, o acordo de cooperação do Programa “Mais Saúde”, uma parceria do munícipio com o Hospital Universitário João Batista de Carvalho Daltro – filial da empresa brasileira de serviços hospitalares – EBSERH. O acordo institui o Programa Mais Saúde, que visa a execução de ações e de serviços públicos de saúde, através da oferta de tratamento médico geral, especializado e da realização de exames laboratoriais e de imagem decorrentes desse atendimento através do Sistema Único de Saúde no Hospital Universitário de Lagarto – HUL.

“Essa parceria nos proporcionou discutir a atenção à saúde como um todo. Nós sabemos que a atenção à saúde não é composta pelo hospital, na verdade, ela é parte de uma rede composta pelo hospital e pela atenção especializada, as consultas de especialistas e também atenção básica, que é a porta de entrada. A maioria dos hospitais do país, atualmente, sofre uma demanda de assistência dessa população da atenção básica”, explicou o superintendente do HUL, professor doutro Manoel Cerqueira Neto.

Percebendo isso, foi aberto um canal de discussão com a Secretaria de Saúde de Lagarto, através da secretária Polyana Ribeiro, e o hospital universitário para que o município contribuísse com esse atendimento de baixa complexidade. “A nossa ideia é estabelecer um atendimento mais rápido, ágil, que nós chamamos de “Fast Track”, ou “cuidar rápido”, que é algo bastante utilizado em países como os Estados Unidos e até mesmo em países da Europa”, disse Manoel Cerqueira.

4489a148 67d7 479c adb6 93def81443ef

“Essa parceria irá auxiliar a rede de atenção especializada, através de exames e consultas. O objetivo maior dela é proporcionar um bom atendimento das mais diversas especialidades para o povo lagartense. Tenho certeza que irá render bons frutos e que o resultado será positivo para todos, inclusive para a população das regiões vizinhas como Salgado, Tobias Barreto, Poço Verde, Simão Dias e Riachão”, complementou a secretária de Saúde Polyana Ribeiro.

2231c26c 2434 4ae0 8a35 00f33889dc15

Para a prefeita Hilda Ribeiro, essa parceria que já acontece, fortalece toda a rede de atenção do município, oferecendo maiores serviços para a população, suprindo a demanda e consequentemente acabando com as filas de espera para o atendimento especializado. “Através dessa parceira entre município e Hospital Universitário, traremos ainda mais saúde para Lagarto e nossa população, onde teremos um número maior de consultas, médicos especialistas e exames variados. Então, a alegria é muito grande em estarmos aqui hoje, firmando ainda mais esse compromisso”, explicou.

7d57e279 9464 4ddf af4f 0bbcc0a3a826

Estiveram presentes no evento, servidores do município, além de membros do HUL-EBSERH e o secretário do meio ambiente, Aloísio Andrade. Compuseram a mesa ainda a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora doutora Alaíde Hermínia, representando o reitor da Universidade Federal de Sergipe; o gerente de Atenção à Saúde do HUL, doutor Érico de Pinho Menezes e a diretora do Campus Lagarto da UFS, professora doutora Adriana Andrade.

Última atualização em 13 de abril de 2021