Na última quarta-feira, 24, a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, realizou um evento para apresentação do Projeto “Olhar com Saúde”, que oferta mutirões de cirurgias oftalmológicas para pacientes com catarata e pterígio. Participaram do evento, os pacientes do sistema único de saúde que estão cadastrados para procedimento cirúrgico.

O Projeto Olhar com Saúde tem como principal objetivo fazer um ordenamento na oferta dos serviços de cirurgias eletivas oculares. Tendo em vista que utilizando-se de recursos do MAC, as cirurgias sempre foram ofertadas. Porém, visando melhorar ainda mais o serviço, tão importante para população, a Prefeitura de Lagarto está otimizando a demanda, que tem aumentado cada vez mais.

“Ainda que se tenha feito uma média superior a 200 cirurgias anuais desde o ano de 2020, a fila de espera continua com uma grande quantidade de pacientes, deixando claro que a procura tem sido muito grande por esse serviço. Com esses dados, lançamos hoje esse Projeto Olhar com Saúde, nutrindo um grande desejo de em um futuro muito breve chegarmos a um nível baixíssimo de pacientes em espera no que diz respeito às cirurgias oftalmológicas de responsabilidade de execução no município.” explica o secretário Marlysson Magalhães.

Visando movimentar com uma maior eficácia a fila de espera, anunciamos que serão feitas pelo município de Lagarto, cirurgias em uma periodicidade trimestral. Um grande avanço desde que foram ofertadas, já que nunca aconteceu essa oferta nessa periodicidade. Normalmente os mutirões eram feitos anualmente ou, quando possível, semestralmente.

“Um avanço na saúde e em melhorias para nossa gente. Esse Projeto foi lançado para otimizar os serviços que já são realizados pelo município, que são as cirurgias de catarata e pterígio. Otimizando esses serviços, podemos realizar os mutirões com maior frequência e alcançar um número maior de pessoas que precisam passar pelo procedimento.” ressalta a prefeita Hilda Ribeiro.

Os pacientes desta etapa do mutirão, estiveram presentes no evento e também receberam as orientações e atendimento para preparação das cirurgias que serão realizadas na próxima sexta-feira, 26, na IOSE.

Última atualização em 25 de maio de 2023