A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, está empenhada em levar até a população ações que desenvolvam saúde e bem-estar para toda a população. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica.

Na última quarta-feira, 12, o Nasf esteve presente no atendimento das gestantes da Pista do Araçá. A manhã contou com a discussão sobre os direitos da gestante e treino de exercícios respiratórios, que são de suma importância para a evolução do trabalho de parto, consultas com a enfermeira e médica da equipe, lanche saudável e confecção da barriga de gesso.

No mesmo dia foi realizada uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde, que contou com mediação de nutricionista e, também, de farmacêuticas da rede municipal de saúde, onde trabalharam sobre o tema Diabetes, administração e armazenamento da insulina.

Já na quinta-feira, 13, o evento ocorreu no mercado municipal e foi direcionado aos diabéticos da área coberta pela equipe de saúde em questão. A temática foi diagnosticada por meio de uma discussão entre agentes de saúde e Nasf, onde foi observado o descontrole dos índices glicêmicos da população e alto risco do desenvolvimento de complicações do Diabetes.

Foram realizadas mensuração de glicemia, aferição de PA, bate-papo com nutricionistas e com a coordenadora do Nasf. Além da aplicação da auriculoacupuntura e lanche saudável aos presentes da ação. O evento buscou orientar a população de risco a fim de minimizar o risco de complicação e assim melhorar a qualidade de vida da nossa população.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2020