Compartilhe:

Em virtude desse momento delicado de avanço do Coronavírus em Sergipe, a Prefeita de Lagarto, convocou uma entrevista coletiva na manhã dessa terça-feira,17, para informar a população lagartense sobre as medidas de prevenção e contenção ao Covid 19, adotadas pela gestão.

A prefeita ainda anunciou que já foi instituído um gabinete emergencial, nesta manhã, formado pela secretaria de sáude, através do núcleo de epidemiologia, pela Superintendência do Hospital Universitário de Lagarto, pela Gerência de Atenção a Saúde do HUL, pela direção do Campus Lagarto, que estará avaliando e estudando as melhores decisões técnicas e administrativas a serem adotadas que visem minimizar a dissiminação do vírus no município.

Ficou esclarecido pela Prefeita que, até a manhã desta terça, não existe nenhum caso suspeito do Covid 19, no município. Mas que, a Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Epidemiologia, está monitorando 9 pessoas que estiveram em países em que o vírus está em maior evidência e esclarece ainda que, não há registro de nenhuma suspeita nos casos monitorados.

Porém, mesmo diante dessa realidade, especialistas acreditam que o Coronavírus deve seguir uma linha crescente de novos casos em todo o país, e portanto, a Prefeitura está adotando medidas urgentes e importantes para que a população tenha cuidados redobrados, instituindo o decreto de emergência médica.

O decreto recomenda:
Restaurantes e Bares da cidade possam seguir as orientações do Ministério da Saúde inclusive com a capacidade de no máximo 50 pessoas para locais fechados e a distância de 2 metros de uma mesa para outra;

A suspensão da liberação do uso do solo público para a realização de quaisquer eventos;

A suspensão de eventos em locais particulares para mais de 100 pessoas em local aberto;

A suspenção as aulas da rede municipal por 15 dias a partir do dia 18 de março (quarta-feira);

Recomendar a suspensão das aulas na rede de ensino privada;

Recomendar que a população lagartense evitem viagens e locais com aglomeração;

Solicitar que pessoas que estejam regressando de viagens internacionais possam comunicar a Secretaria Municipal de Saúde: 0800 073 1869, 3631- 6930 ;

Suspenção de todos os eventos e ações da administração que por ventura possa concentrar mais de 100 pessoas em locais abertos e 50 pessoas em locais fechados;

Em sua fala, a Prefeita disse que esse ainda não é o momento para se ter pânico, mas sim precaução e cuidados com esta doença e seguir à risca todos os protocolos do Ministério da Saúde.

“Peço a todos os lagartenses que evitem as fake news. Busquem sempre materiais oficiais do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Saúde de Lagarto. Vamos evitar disseminar notícias falsas. Recentemente, um blog aqui de Lagarto, de maneira irresponsável, noticiou que já temos um caso em nosso município. Isso não é verdade. Levar pânico à população neste momento delicado é imoral, é leviano e nós não podemos aceitar”, apelou a Prefeita.

Prefeitura de Lagarto decreta situação de emergência médica como medida de contenção ao Covid 19 1

Download attachments: Decreto709-2020_20200317204128.pdf

Última atualização em 24 de março de 2020