No dia da Conscientização da Fibromialgia, a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, realizou a entrega das primeiras carteirinhas de Prioridade para os Portadores de Fibromialgia do município. O benefício está instituído pela Lei Municipal N°870/2019, sancionada pela Prefeitura de Lagarto e que já está em vigor. Lagarto é a primeira cidade de Sergipe a conceder esse direito.

Na manhã desta terça-feira, 12, as integrantes do Grupo de Portadores de Fibromialgia de Lagarto, Miralda Chaves e Schalana Santos receberam suas carteiras de prioridade e agradeceram por mais uma vitória:

“Agradeço primeiro a nosso bom Deus, por nos permitir, nesse dia 12 de Maio, receber a nossa sonhada carteirinha. Gostaria de agradecer a Prefeita Hilda Ribeiro, a Secretária de Saúde Polyana Ribeiro, juntamente com sua equipe, pela atenção que nos deram desde o primeiro dia. A prefeita Hilda, que de bom coração nos ajudou, mediante toda essa pandemia, a qual estamos passando. Foi um sonho entre outros que virão a ser conquistado.” Ressalta Miralda.

Schalana relembra a luta pelo direito e também agradece pela grande conquista:

“Sou grata a todos que nos ajudaram desde o início, quando o projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores, até ser sancionado pela Prefeita Hilda Ribeiro e chegar até a Secretaria de Saúde, onde justamente no nosso dia, estivemos recebendo as carteirinhas, que antes não tínhamos direito. Não só eu, mas todo o grupo de Portadores de Fibromialgia de Lagarto agradece a todos que fizeram este dia acontecer.”

77387f2b b934 4298 8d09 25d3e0f143a3

A Lei regulamenta que empresas públicas e privadas, incluam os portadores de fibromialgia nas filas de atendimento preferencial, já destinado aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

A Fibromialgia é uma síndrome que se manifesta por dores em diferentes partes do corpo, principalmente na musculatura, além de outros fatores associados, como fadiga e cansaço. Agora esse público não precisará mais sofrer nas filas de espera e terão lugares junto aos demais públicos prioritários. Esse é mais um avanço do município, para garantir a qualidade de vida da sua população.

Última atualização em 13 de maio de 2020