A Prefeitura de Lagarto lançou na manhã desta terça-feira, 12, o sistema de prontuário eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde, na Clínica de Saúde Dr. Davi. Um marco para o município, o primeiro do interior do Estado a adotar a tecnologia. O objetivo é otimizar o fluxo de pacientes, agilizar o atendimento ao cidadão e melhorar a gestão dos gastos públicos em saúde, tudo feito de forma sustentável.

Para David Bruno, representante da MMS Soluções, empresa que está fornecendo o software para o município, o sistema veio para agregar ao trabalho já feito pelos profissionais. “Lagarto é um município que já está adotando a saúde humanizada e com a implementação do prontuário eletrônico, só tende a otimizar ainda mais os trabalhos. Um dos grandes problemas que os municípios enfrentam é com os desperdícios de recursos com medicamentos e solicitações de exames, com a tecnologia, haverá um controle maior dessas solicitações, além de eliminar de uma vez aqueles prontuários feitos de forma manual, que inclui desperdícios de papéis e que muitas vezes acabam sendo extraviados, perdidos, por não haver tanto controle”, ressaltou.

Prefeitura de Lagarto implanta sistema de prontuário eletrônico na Rede Municipal de Saúde 15

O prontuário eletrônico funcionará através de tablets, que já estão sendo distribuídos aos agentes comunitários de saúde, que trabalharão de forma off-line e ao chegarem às suas respectivas unidades de saúde, fará a sincronização das informações recolhidas para a base do sistema, de forma segura.

“Agradeço a todos vocês, por estarmos aqui hoje, comemorando mais uma conquista para o município de Lagarto. Conheço o empenho dos nossos profissionais de saúde e a partir de hoje temos mais um material de auxílio em seus trabalhos. Estamos inovando em tecnologia, de forma que venha aprimorar os atendimentos, que poupe tempo e recursos, que facilite tanto para o profissional que estará atuando quanto ao paciente que estará sendo atendido. Sem burocracias e com mais agilidade”, acrescentou a Prefeita Hilda Ribeiro.

Para a Secretária de Saúde, Polyana Ribeiro, esta é uma grande inovação para o município, o segundo do estado a investir na tecnologia. “Estamos capacitando nossos profissionais que estarão atuando com o prontuário eletrônico e hoje estamos aqui na Clínica de Saúde da Família, Dr. Davi, para entregar os tablets aos agentes da unidade e aos agentes da CSF Maroto, estamos implantando aos poucos nas unidades, iremos acompanhar os trabalhos iniciais e em breve Lagarto terá 100% das suas unidades de saúde trabalhando com o prontuário eletrônico.”

O evento de lançamento contou com a presença da Prefeita Hilda Ribeiro, com os Secretários Polyana Ribeiro (Saúde), Adriel Alcântara (Planejamento), Aloísio Andrade (Meio Ambiente), Valdiosmar Vieira (Ação Social), Bianca Ribeiro (Administração), Jailton da Mercearia (Indústria e Comércio), o Secretário adjunto, Magson da Academia (Educação) e o representante da empresa MMS Soluções, David Bruno, além dos servidores em geral.

Prefeitura de Lagarto implanta sistema de prontuário eletrônico na Rede Municipal de Saúde 18

Última atualização em 12 de novembro de 2019