Compartilhe:

A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde e o Núcleo de Vigilância Sanitária informa à população do município que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), interditou a comercialização e uso de pomadas para trançar cabelos. Enquanto medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e utilizado por consumidores e profissionais.

Informamos ainda que mesmo os exemplares adquiridos anteriormente e ainda existentes nas residências ou em salões de beleza, não devem ser utilizados neste momento. As equipes do Núcleo de Vigilância Sanitária de Lagarto, estarão visitando estabelecimentos comerciais para realizar orientações.

O que devo fazer?

Consumidor

• Não use ou adquira esses produtos.
• Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
• Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente os olhos com água em abundância.
• Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
• Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR

Profissionais, salões e comércio em geral

• Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.
• O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
• Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
• Não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Entenda o caso

A decisão é resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e foi adotada tendo em vista o aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto.

Entre os eventos relatados pelos usuários estão cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos.

A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária para proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e a conclusão do caso.

A resolução está publicada no Diário Oficial da União com o número 475, do dia 9 de fevereiro de 2023.

*Com informações do Portal do Governo Federal.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2023