A Prefeitura de Lagarto deu início nesta terça-feira, 10, a Programação Oficial de eventos relacionados ao Setembro Amarelo, mês dedicado ao incentivo à vida e prevenção ao suicídio. As ações fazem parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o CAPS AD e o CAPS Aconchego.

da084dcc 646f 457e a214 a05bb02efacb

A abertura aconteceu na Unidade de Saúde Dr. Davi, no Bairro Loiola, que contou com palestra e atividades para tratar sobre o tema. Nesta quarta-feira, 11, foi a vez da UBS do Campo da Vila receber a Blitz Amarela com a equipe de profissionais e estagiários.

A palestra foi ministrada pela coordenadora da Saúde Mental, Tatiane Rocha e contou com a participação de Arnol Calixto, Fernandes Souza e equipe do CAPS AD e CAPS Aconchego, além de estagiários de enfermagem da UFS. Durante a apresentação, o público pôde participar de uma roda de conversa e aprender mais sobre como prevenir e ajudar pessoas que estão passando por algum tipo de problema.

e1bed605 4d73 47b0 86e6 e455423e9971

O Setembro Amarelo foi uma campanha criada em 2014 por uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria. O intuito da campanha é conscientizar a população sobre a importância de falar sobre o suicídio, a fim de prevenir e dar apoio emocional.

De acordo com o Ministério da Saúde, para que a prevenção aconteça, é fundamental estar atento aos sinais de alerta. Esses sinais são encontrados no comportamento ou manifestação do indivíduo, em expressar insatisfação pela vida ou manifestar desejo de morte, sinais de depressão ou de alguém que precise de ajuda psicológica.

093a9851 bf15 4563 ac88 90a9b77c2628

As ações no município de Lagarto serão realizadas através da “Blitz Amarela”, com o intuito de alertar e levar informação ao público sobre a importância da Campanha. A blitz percorrerá os postos de saúde, Secretaria Municipal da Saúde, a feira e o comércio de Lagarto, levando informação e sensibilizando a população.

44f3b520 1152 4bc4 998e 9c8b09a957cd

Veja a programação do Setembro Amarelo:
10 a 13 de Setembro às 9h30 – Ação nos Postos de Saúde
16 de Setembro às 9h – Ação na Feira de Lagarto