A Prefeitura de Lagarto, através do Centro de Controle de Zoonoses, está aplicando vacinas antirrábicas em cães e gatos do município. Até o momento, cerca de 1.180 animais já foram vacinados e estão protegidos contra a raiva.

As vacinações iniciaram no dia 1° de agosto e seguem acontecendo em diversos povoados. Entre as regiões onde já foram aplicadas as vacinas estão os assentamentos: Moreira, Moreirinha, Che Guevara, Antônio Conselheiro, Camilo Torres, Karl Marx, Tiradentes, Uberaba, Fazenda Comandante, Povoado Itaperinha, entre outros.

e98ba6ce f27b 4b40 a58e 8171a0fb282d

A vacina antirrábica é muito importante para a saúde do animal de estimação, protegendo-o da doença e assegurando a sua saúde e bem-estar.

No final do mês de julho, o Centro de Controle de Zoonoses, realizou uma capacitação com agentes de endemias para participarem das vacinações antirrábica que estão em andamento.

Durante o evento, os agentes puderam conhecer mais sobre a Raiva, como ocorre sua transmissão ao ser humano e aos animais domésticos. Na oportunidade, ocorreu também a capacitação para os vacinadores.

Através de aulas práticas, os mesmos foram orientados pelo Dr. Francisco Almeida (médico veterinário em saúde pública) sobre como realizar a prática de vacinação correta e eficaz, além de orientações a respeito dos cuidados pessoais necessários durante o momento da vacina, como o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

a6b48dca 4e8a 4fc8 beba 1da54310be56

Desse modo, através de profissionais capacitados, a população será devidamente informada, e os animais estarão protegidos do vírus, contribuindo assim para a saúde de toda a população.

cronograma vacina

Se você ainda não vacinou o seu pet, acompanhe a programação da Prefeitura e saiba quais serão os dias e locais visitados pelos agentes durante a semana:

(20/08) Terça-feira – Povoado Piabas e Quipé / Povoado Olhos D’água / Povoado Tapera dos Gatos

(21/08) Quarta-feira – Povoado Candeal da Tapera / Povoado Rio Fundo / Povoado Moita

(22/08) Quinta-feira – Povoado Bonfim / Povoado Carcará / Povoado Flexas

(23/08) Sexta-feira – Povoado Mariquita de Baixo e Mariquita de Cima