Para derrotar o mosquito Aedes aegypti é preciso montar uma verdadeira equipe. Por isso mesmo a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou, no último sábado, 25, o Time Lagarto, campanha para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

2ba0dd57 63d4 4826 9f4d f155bdc352a4

Diversos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, além dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), se concentraram ao lado do Mercado Municipal antes de seguirem em caminhada para os bairros Novo Horizonte e Ademar de Carvalho, passando de casa em casa para orientar e conscientizar os moradores da importância das ações de prevenção dentro do próprio lar.

“Se todos fizerem a mesma coisa: retirar pneus, latas dos quintais, fazer essa limpeza, a gente não vai ter a dengue. É um dever de todos. Se eu fizer e meu vizinho não fizer não vai adiantar de nada”, afirmou a dona de casa Josefa, que recebeu a visita dos agentes e elogiou a iniciativa.

b23bdf8f c1e7 49f7 b721 1dcf4ecc554a

“A campanha deu início neste sábado, mas a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, vem realizando já um trabalho de combate ao Aedes no município. Nós estamos intensificando os trabalhos. Visitaremos os bairros da cidade, de residência em residência, para sensibilizar a população quanto à importância de combater o mosquito”, explicou Carlos Carvalho, coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

“Esse momento do ano é o que mais nos preocupa, porque tende a chuvas, ocorre acúmulo de água, e também é um momento quente, um ambiente propício para desenvolvimento do mosquito, quente e úmido. Essa é a nossa preocupação. E ela aumenta também devido ao número de casos que é crescente no país, no estado e, consequentemente, no município”, completou o Coordenador, que alertou ainda sobre cinco casos já registrados esse ano em Lagarto.

3475ca18 77a8 4b24 810e 520e818bdae0

Mosquito – O Aedes aegypti é o nome científico de um mosquito ou pernilongo que transmite a dengue, febre amarela urbana, além da zika e da chikungunya, doenças chamadas de arboviroses. É menor que os mosquitos comuns, suas asas são translúcidas e o ruído que produz é praticamente inaudível ao ser humano. Possui coloração preta e listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas.

Sintomas – Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo.

Combate – Para combater o mosquito, existem várias maneiras, como: manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água; lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; manter caixas d’agua bem fechadas; remover galhos e folhas de calhas e não deixar água acumulada sobre a laje.

3b5dcc87 e381 4bd4 ba85 63207ed2ae41

Da mesma maneira, deve-se encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana; trocar água dos vasos de plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos e dispensá-los em lixeiras fechadas e fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais.

E mais: manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; fazer sempre manutenção de piscinas; tampar ralos; colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento e não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas.

Finalmente, os cuidados passam por limpar sempre a bandeja do ar condicionado; vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente; lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água e catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Última atualização em 27 de maio de 2019