A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, lançou nesta terça-feira, 28, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Ademar de Carvalho, o Programa Melhor em Casa, do Governo Federal, com foco no atendimento médico domiciliar.

O Programa Melhor Em Casa é considerado um serviço de atenção domiciliar, que tem como objetivo, dar continuidade do cuidado a domicílio, com foco na desospitalização precoce dos pacientes e na diminuição dos índices de reinternação. A assistência é realizada por uma equipe multiprofissional de saúde, tornando possível a manutenção da rotina do paciente, próximo ao núcleo familiar, propiciando um cuidado mais humanizado. Esse é o melhor ganho para o paciente e para família. Para o SUS, o programa contribui, possibilitando a rotatividade de vagas, liberando mais leitos para outros pacientes.

A equipe é composta por médico, enfermeiros, assistente social, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e técnicos de enfermagem. O atendimento acontecerá das 7h às 19h, durante todos os dias, ou seja, são 12 horas diárias de cuidados médicos de forma domiciliar para o paciente, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

“Graças ao empenho da prefeita Hilda Ribeiro, estamos lançando hoje no município de Lagarto, o ‘Melhor Em Casa’, um Programa do Governo Federal, o qual Lagarto foi habilitado. Desejamos boa sorte a esses profissionais, que estarão levando uma saúde mais humanizada e de qualidade para aqueles que mais precisam.” Ressalta a secretária de saúde Polyana Ribeiro.

Para a prefeita Hilda Ribeiro, o programa não poderia vir em uma melhor hora, visto a pandemia que ocorre em todo o mundo e a falta de leitos nos hospitais.

“Dessa forma, vamos garantir um cuidado integral à saúde dos usuários do nosso município, sejam acamados, domiciliados, sem que eles precisem estar em um hospital, longe da família e sujeitos a algum tipo de infecção. Contamos com uma equipe altamente qualificada, que poderá atender a todos eles, no conforto de seus lares.” Finaliza.

Última atualização em 29 de abril de 2020