Na manhã desta quinta-feira,15, a Prefeitura de Lagarto organizou uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde para tratar das estratégias e planejamentos do programa “Crescer Saudável”, que tem por objetivo enfrentar a obesidade infantil em crianças menores de 10 anos que estejam matriculadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental do município.

a3e45165 7fb4 417c 9074 5cd58edb2089

Ao todo, 43 escolas inscritas no Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (PSE) serão beneficiadas com o Crescer Saudável, em crianças que serão atendidas por: nutricionistas, educador físico e demais profissionais da atenção básica.

A obesidade infantil é um dos maiores desafios da Saúde Pública atualmente. Crianças com sobrepeso tem 55% de chance de se tornarem adolescentes obesos e 80% de chance de se tornarem adultos obesos e também são mais propensas a desenvolverem doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em idade mais jovem do que as crianças que não sofrem com excesso de peso.

f1ab871e 3645 4761 b703 c36125b34824

Dentre essas DCNT, destacam-se a diabetes e doenças cardiovasculares, que estão associadas a uma maior chance de morte prematura e incapacidade.

O programa é um pré-requisito do Selo Unicef Município Aprovado e estão à sua frente a Coordenadora Eva Cristiane de Carvalho do SISVAN/PSE/Crescer Saudável e a Coordenadora Josefa de Jesus (Tavares).

Última atualização em 16 de agosto de 2019