A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde realizou no dia 7 de março, uma mobilização contra o abandono e maus tratos aos animais. A ação foi organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses e contou com o apoio da Secretaria da Ordem Pública (SEMOP).

A passeata que teve início no mercado Municipal, encerrando na Praça da Caixa D’água, contou com a presença das equipes da Academia da Saúde, dos agentes de saúde e combate às endemias e demais cidadãos que apoiam a causa.

O objetivo principal foi conscientizar a população sobre maus tratos provocados contra animais e como denunciar, através do 181. O município de Lagarto possui atualmente, uma equipe policial pronta para atender às denúncias desse tipo e é importante que cada cidadão fortaleça ainda mais essa luta, não deixando que crimes como estes passem impune.

Durante a passeata também foi divulgado o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses, que atua na área de controle de doenças transmitidas de animais para seres humanos. É importante frisar que o Zoonoses apenas recolhe animais de rua que expõem a população a doenças transmissíveis. Infelizmente muitas pessoas abandonam diversos animais, esperando que o órgão público resolva a situação, quando ele mesmo está criando a problemática. Abandonar animais é crime e está previsto em lei.

Última atualização em 8 de março de 2022