A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 28, o Novembro Azul da Unidade Básica de Saúde “José Serafim dos Santos”, no Povoado Brejo, com sucesso absoluto e recorde de público.

O evento superou a expectativa, onde um grande público masculino esteve presente para participar das palestras, atividades e serviços voltados à saúde do homem. O fisioterapeuta Gabriel Pacheco e o terapeuta ocupacional, Danilo Araújo, ministraram uma pequena palestra sobre o câncer de próstata e como prevenir a doença.

Entre os serviços ofertados pela Unidade estão: atendimento Médico, atendimento odontológico, aferição da pressão arterial, aferição da glicemia, marcação de exames laboratoriais, teste rápido para Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C e corte de Cabelo.

ef28fa34 9b12 417d 89e6 f9bbe47dd4f3

Para a secretária da Saúde, Polyana Ribeiro, a quantidade de homens presentes no evento mostra como o pensamento está mudando em relação ao preconceito, visto que os homens estão se cuidando mais e buscando atendimento médico. A Secretaria de Saúde do município está desenvolvendo ao longo do mês diversas ações de prevenção e promoção à saúde do homem, levando até o público serviços de qualidade e humanizados, além de disseminar informações a respeito do tema.

Além da secretária Polyana Ribeiro, estiveram presentes no evento, os secretários: Eduardo Maia (Educação) e Fábio Frank (Agricultura).

c05e0194 5b47 4468 b5e9 382b44a4f5ba

O Novembro Azul é um movimento mundial, para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), só o câncer de próstata representa 31, 7% dos casos de cânceres no Brasil, com cerca de 68 mil novos casos da doença somente esse ano.

Sintomas:

O câncer de próstata pode não apresentar, ou apresentar poucos sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sintomas são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Durante a fase mais avançada, o paciente pode sentir dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Quando procurar o médico?

Quando o homem perceber os sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).

Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar com exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Última atualização em 28 de novembro de 2019