No mês da mulher, a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, está inovando em mais um serviço voltado à população feminina. As mulheres que desejarem utilizar o método contraceptivo DIU, poderão realizar a solicitação através da Unidade Básica de Saúde.

A inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) na rede de atenção primária à saúde, tem como objetivo descentralizar o serviço, que antes era realizado somente no Centro Humanizado da Mulher e da Criança. Com isso, a estimativa é de que haja uma maior oferta do contraceptivo e uma maior acessibilidade.

Além do CHMC, o procedimento passará a ser feito também na Clínica de Saúde da Família José Antônio Maroto. Com a capacitação gradativa dos profissionais médicos, a estratégia é ampliar a oferta para outras unidades de saúde.

Mais de 60 mulheres, referenciadas pelos enfermeiros e médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), foram as primeiras atendidas. O método potencializa o planejamento familiar através de um dispositivo intrauterino contraceptivo.

Para ser contemplada pelo serviço, basta se dirigir até a CSF Maroto e agendar uma avaliação. É importante estar munida dos documentos, lembrando que o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 16h.

No Brasil, a política pública que trata do planejamento familiar é regida pela Lei 9.263, de 12 de janeiro de 1996, e define o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.

Além do DIU, outros métodos contraceptivos são ofertados gratuitamente na Atenção Primária, para mais informações sobre esses métodos contraceptivos, as famílias devem procura a sua UBS de referência.

Última atualização em 16 de março de 2023