A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta quinta-feira, 13, a um ciclo de palestras voltadas para a capacitação de enfermeiros e enfermeiras da rede municipal de saúde. O evento tem como foco a importância do pré-natal e seus impactos no parto, garantindo um atendimento de qualidade e humanizado às gestantes.
Neste primeiro dia, a capacitação do corpo técnico tratou na palestra de abertura sobre “A Importância do Pré-Natal para o Parto”, ministrada por Daria Moura, coordenadora de Enfermagem, e Sarah Anjos, enfermeira obstétrica.
Aprimoramento do atendimento pré-natal
Daria Moura destacou a relevância da capacitação para os enfermeiros da rede municipal para a melhoria do pré-natal. “Trazer mais preparo para a mulher no pré-natal, no parto e no puerpério é fundamental. Essa capacitação vem para aprimorar o conhecimento dos profissionais em relação ao pré-natal, abordando as atualizações e melhorias que garantem um atendimento mais eficaz para a gestante. Um pré-natal bem feito trará benefícios tanto para a mulher quanto para o bebê”, destacou a coordenadora.
Eugênia Santos, uma das enfermeiras presentes, ressalta a importância do evento. “Hoje estamos vendo cada vez mais a importância do pré-natal para, consequentemente, ter um parto tranquilo. Foram discutidos temas essenciais, como o encaminhamento para o pré-natal de alto risco e o vínculo com a gestante para esclarecer dúvidas e orientá-la sobre as mudanças no corpo durante a gestação. Estar atenta aos sinais de alerta e proporcionar um atendimento humanizado é essencial para garantir uma experiência mais segura para as gestantes”.
Continuidade do ciclo de palestras
A programação do ciclo de capacitação se estende até o dia 20 de fevereiro, no auditório da Maternidade Zacarias Júnior, com os seguintes temas: “Cuidado do 3º Trimestre da Gravidez”, mediada pela enfermeira obstétrica Sarah Anjos (14 de fevereiro, às 13h); e “Planejamento Familiar e Amamentação do Pré-Natal”, conduzida por Edvaneide Fontes, assistente social, e Adriana Neri, coordenadora do Banco de Leite (20 de fevereiro, às 13h).
Os temas abordados são fundamentais para a atualização dos profissionais e reforçam o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em qualificar a assistência prestada às gestantes. Essa iniciativa reafirma a importância do pré-natal e a necessidade de um atendimento humanizado, promovendo um impacto positivo na saúde no município de Lagarto.
Última atualização em 14 de fevereiro de 2025