A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), trabalha para ampliar a cada dia o número de atendimentos em saúde no município. As ações da pasta cobrem todas as regiões que abrangem os mais de cem povoados e assentamentos e atingiram, só no mês de março, 6.625 atendimentos na Rede da Atenção Básica. O número chama atenção e coloca em evidência o bom trabalho desenvolvido pela gestão e pelos profissionais da secretaria.

“A Administração Municipal tem um único objetivo na saúde: humanizar, sensibilizar os atendimentos. Isso é dar assistência e garantir o direito à saúde para todos os munícipes, sem distinção, na sede do município ou na zona rural, de forma que cada um deles se sinta acolhido e confie na Prefeitura, na Secretaria de Saúde como alguém que pode contar a qualquer hora”, afirmou a prefeita Hilda Ribeiro.

São mais de 30 unidades de saúde e pontos de apoio em todo o município. Luiza Ribeiro, secretária municipal de Saúde, afirmou que a pasta está disponibilizando os profissionais de saúde para prestar todos os serviços com a melhor qualidade possível. “Contamos com 28 Equipes de Saúde da Família, sendo 11 delas com uma equipe de saúde bucal, além de atendimento ambulatorial de médicos, ginecologistas, pediatras e assistentes sociais e mais três Núcleos de Apoio à Saúde da Família e um polo da Academia da Saúde”, detalhou a secretária.

Outro fator preponderante para humanizar o acolhimento à população é o atendimento domiciliar. Em apenas um mês, foram mais de 140 atendimentos em domicílio. “São pessoas que podem ter dificuldade de locomoção, mas que precisam da continuidade do cuidado e da atenção integral à saúde. Com essa sensibilização, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções para homens e mulheres”, explicou Luiza Ribeiro.

Os números dos atendimentos da saúde bucal da Atenção Básica do município também foram comemorados. Foram 2.867 atendimentos, entre consulta inicial, retorno, manutenção, raspagens, restaurações e outros procedimentos. As equipes contam cirurgiões dentistas, auxiliares em saúde bucal ou técnicos em saúde bucal.

Já os procedimentos realizados por auxiliares e técnicos de enfermagem ultrapassaram a casa dos 19 mil atendimentos. Outras ações também partiram do núcleo da Atenção Básica da SMS, como combate ao Aedes aegypti, alimentação saudável, saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, saúde na escola e atividades físicas.

Última atualização em 18 de abril de 2019