Compartilhe:

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), alerta às pessoas sobre os cuidados para prevenção de agravos à saúde causadas por escorpiões. Especialmente nesse período, com a chegada do inverno, os cuidados dentro das residências devem ser redobrados para evitar a proliferação os quais costumam aparecer.

Os escorpiões costumam se esconder durante o dia sob cascas de árvores, pedras, tijolos, troncos podres, madeiras empilhadas, fendas, muros e porões, além de locais onde se acumula o lixo doméstico. São mais ativos durante os meses quentes do ano, mas em épocas de muita chuva podem sair em busca de abrigo em áreas secas e residências. Outro risco é que durante a noite eles podem se esconder dentro de calçados ou peças de roupas.

Em Lagarto, a espécie de escorpião do gênero Tityus stigmurus tem sido responsabilizada por acidentes humanos. Ela apresenta colorido amarelo-claro com um triângulo negro na cabeça e uma faixa longitudinal mediana e manchas laterais no tronco.

A gravidade do envenenamento, depende do tamanho do animal, o local da picada, quantidade do veneno inoculado e idade da vítima. A picada provoca dor intensa no local e aos poucos vai se espalhando, podendo ocasionar febre, vômitos e suor intenso.

capa

Atenção: O uso de inseticida para combater escorpiões não é muito aconselhado, pois não mata apenas afugenta e ajudar aumentar a sua proliferação.

Em caso de picada, a pessoa precisa procurar uma unidade de Saúde. Se a vítima for menor de 7 anos ou tiver mais de 60, deve ser encaminhada para um hospital, a fim de receber tratamento específico.

Encontrei um escorpião, o que faço?

Comunique e solicite ao Centro de Controle de Zoonoses uma vistoria do local para receber outras orientações. O CCZ funciona de segunda à quinta das 8h às 17h e às sextas-feiras, das 8h às 13h.

Última atualização em 13 de abril de 2021