A Prefeitura de Lagarto, através do trabalho da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, está assistindo a população que sofre com a catarata. Nesta quarta-feira, 25, quase cem pessoas passaram por procedimento cirúrgico gratuito.
A Prefeitura de Lagarto disponibilizou transporte para todos até o município de Itabaiana, onde se encontra a unidade de cirurgia do Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE). Os 97 pacientes tiveram acompanhamento de duas profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
As cirurgias são realizadas pelo IOSE em Itabaiana pelo fato de o instituto, que é o prestador de serviços de oftalmologia da Prefeitura de Lagarto, não possuir centro cirúrgico no município lagartense. Porém todo o suporte para acompanhamento dos pacientes é prestado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Catarata – A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão, causando dificuldade para enxergar com nitidez. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.
O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia – simples, rápida e feita sob anestesia local – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida.
Última atualização em 26 de abril de 2019