O Município de Lagarto possui uma área de unidade territorial de 968,921 Km², com densidade demográfica de 97,84 habitantes por Km². Está localizado no centro sul sergipano e limita-se ao norte com os municípios de Mancambira, São Domingos e Campo do Brito; ao sul, com Riachão do Dantas e Boquim; a leste, com Salgado e Itaporanga D’Ajuda e a oeste com Simão Dias. A sede municipal tem altitude de 160 metros, e coordenadas geográficas de 10°55’00” de latitude sul e 37°40’15” de longitude oeste. Distando 78 km da capital, com um PIB de 13.548,27 R$, é o terceiro maior município em extensão territorial do estado.

Localizado no centro sul sergipano e na região do Nordeste brasileiro, Lagarto encontra-se sob o domínio da zona climática Agreste (Megatérmico Sub-úmido à Seco) que interferem nos processos de alteração das rochas, na esculturação do relevo, na vegetação e na formação do solo. Sua temperatura média anual é de 24,5ºC, com precipitação pluviométrica média no ano de 1.032,1mm e período chuvoso que vai de abril a agosto com máximas concentradas em maio, junho e julho.

O município de Lagarto está inserido em duas bacias hidrográficas, é banhado pelo rio Vaza-Barris e Piauí e tem em suas terras dois dos seus principais afluentes, respectivamente, rio Jacaré e rio Machado neste, e rio Piauitinga e Caboclo naquele. Lagarto é o terceiro município mais populoso do estado e o primeiro em contingente de população rural, com uma população estimada de 104.408 habitantes, predominantemente feminina, composta por 49% de homens e 51% de mulheres residentes.

No âmbito urbano do município, para além do centro, Lagarto é composto pelos principais bairros: Cidade Nova, Novo Horizonte, Ademar de Carvalho, Horta, Loiola, Matinha, Libório, Jardim Campo Novo, Alto da Boa Vista e os conjuntos residenciais: Sílvio Romero, Laudelino Freire e Albano Franco. No tocante a zona rural, Lagarto possui inúmeros povoados; destacando-se: Colônia Treze, Jenipapo, Brasília, Brejo, Pururuca, Santo Antônio, Tanque, Campo do Crioulo, Oiteiros, Olhos d’Água, Pindoba e Barro Vermelho, entre outros.

Última atualização em 25 de janeiro de 2021