Celebrado anualmente no dia 18 de maio, a Prefeitura de Lagarto foi às ruas de um dos maiores povoados para lembrar à população do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho, levantou a bandeira e junto aos moradores do Povoado Brasília promoveu o “Fez Bonito”. A caminhada realizada na comunidade foi para alertar a população no tocante ao combate e abuso sexual de crianças e adolescentes.
Durante a caminhada, foram levados até a sociedade os dados da Secretaria de Direitos Humanos, sendo assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Inclusive, por este motivo, foi criada a data em questão com intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.
A importante ação lembra o triste “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.
Por isso, o “Faça Bonito” é lembrado sempre no dia 18 de maio e tem tamanha mobilização. A ação é preventiva e luta por rápida redução nos índices registrados ano a ano. “Os números estão aí para nos mostrar que precisamos tomar ciência da coisa, prevenir, nos unir em busca de proteger nossas crianças e adolescentes”, disse Valdiosmar Vieira, Secretário de Desenvolvimento Social.
E mais: destaca que “nós, enquanto gestão, estamos possibilitando dentro da lei que a sociedade venha nos ajudar a combater estes crimes contra nossas crianças e baixar rapidamente esses números assustadores”, explicou o secretário. O Faça Bonito contou com o apoio significativo de outras secretarias, como a Secretaria de Educação, e a da Ordem Pública.
Última atualização em 20 de maio de 2019