No último dia 30 de abril, o Ministério da Justiça e a Segurança Pública publicaram em seu site uma lista com os 38 municípios cujas Guardas Municipais estão aptas a estabelecer convênios com os demais órgãos da segurança pública; inclusive com o próprio Ministério para a prática de ações na área da segurança.
Em Sergipe, apenas o município de Lagarto e a capital Aracaju estão neste seleto grupo.
A avaliação feita pelo Governo Federal destina-se à concessão do Termo de Aptidão, e passa, principalmente, pela total regulamentação jurídica da instituição, neste caso, a Guarda de Lagarto.
“São milhares de Guardas no país, então estarmos inseridos nessa relação nos orgulha e reflete o nosso compromisso com a ética e a honestidade ao lidar com os recursos que são destinados à Segurança Pública de Lagarto. Lembrando que tudo é discriminado no Portal da Transparência e pode ser acessado pelo site da Prefeitura. E sem esquecer o suporte necessário ao nosso bem mais precioso que são nossos agentes. Que mais do que nunca, estão engajados com os demais órgãos nessa guerra contra o avanço do coronavírus no município”, destacou a prefeita de Lagarto Hilda Ribeiro.
Veja no link abaixo, a relação das Guardas Municipais aptas em todo o Brasil.
Fonte: Ministério da Justiça
Última atualização em 7 de maio de 2020