Na tarde desta terça feira, 15, a Prefeitura de Lagarto por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho, realizou a primeira reunião com a Rede Intersetorial do município, a qual contou com a presença das Equipes do CREAS, CRAS, Programa Criança Feliz, Conselho Tutelar e da Equipe da Atenção Básica da Saúde do Município.

O encontro que ocorreu no povoado Brasília teve como principal objetivo abordar os casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, violência doméstica, seja ela física ou psicológica, contra mulheres e idosos entre outros casos.

Os participantes foram orientados em como identificar e agir diante de ocorrências do tipo para que as vítimas tenham seus direitos e proteção garantida pelos órgãos competentes.

“As leis de proteção estabelecem direitos e ações focadas em populações vulnerabilizadas, como crianças e adolescentes, mulheres, idosos, em que determinantes históricos e culturais, ainda presentes na sociedade, motivam e banalizam atos violentos, desrespeitando os direitos humanos desses. Portanto buscamos o Fortalecimento de vínculos sociofamiliares e autonomia das famílias, por meio do encaminhamento, atendimento e acompanhamento da rede de proteção. Estamos orientando os profissionais nas ações intersetoriais que envolve desde a implementação, acolhimento, notificação, encaminhamento e monitoramento na Rede socioassistencial”. destacou o secretário Valdiosmar Vieira

Foram realizadas as pactuações das ações iniciais que serão realizadas em conjunto e ficou acordado a data da próxima reunião onde estará sendo dada a continuidade das ações desenvolvidas na comunidade.

Última atualização em 16 de dezembro de 2020