A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria da Assistência Social, (SEDEST) por meio do Conselho Municipal de Direitos da Mulher – (CMDM), realizou nesta sexta-feira, 9 de dezembro, a “1ª Conferência Municipal de Direitos da Mulher”.
O evento realizado no Rotary Club, teve a organização da SEDEST por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e pelo CMDM.
Cristiane destacou que: “A Conferência marca um novo passo na elaboração e implementação de politicas públicas de direitos das mulheres e corrobora com o projeto Nacional da ‘5ª Conferencia Nacional de Politicas Públicas Para Mulheres’, que devia ter acontecido no período de 3 a 5 de novembro de 2021, contudo a pandemia impediu a realização desse feito, bem como varias conferencia municipais, territoriais e estaduais foram suspensas desde 2020. Com o controle da pandemia e estabelecimento de condições sanitárias seguras as conferencias estão sendo retomadas em todo território nacional”.
Alem de Cristiane, a mesa foi composta pela Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Iza Moura; pela Coordenadora Estadual de Políticas públicas para Mulheres e Vice Presidenta do CEDM, Erika Leite; pela Coordenadora do Centro de Referência Atendimento a Mulher do município de Barra dos Coqueiros e Conselheira Estadual do CEDM, Edenia Gouvêia; pelo Secretário do Desenvolvimento Social e do Trabalho de Lagarto, Valdiosmar Vieira, que na ocasião representou a prefeita Hilda Ribeiro; pela Delegada de Apoio a Grupos Vulneráveis de Lagarto, Vanessa Feitosa; pela presidente do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Daniela Souza e pela Representante da Comissão Nacional da Mulher, Adriana Cardoso.
Entre as participantes mulheres da sede e de comunidades da zona rural como: Jenipapo, Brasília, Colônia Treze, Pururuca, Rio das Vacas e Olhos D’água.
Logo após a Declaração oficial de abertura os presentes assistiram a Palestra: “Mulheres protagonistas da democracia atual – Desafios de ser e fazer Políticas Públicas para todas as Mulheres”, apresentada pela Assistente Social e Assessora Técnica em Gestão do SUAS, Lara Cíntia do Nascimento Santos.
Na sequencia, foram apresentados os 4 eixos temáticos que nortearam as discussões:
I: A Política Nacional para as Mulheres: o papel do Estado na gestão das políticas públicas para as mulheres.
II: Instrumentos de gestão: recursos financeiro, equipamentos sociais e estratégias de institucionalização, regulamentação e implementação de politicas públicas para as mulheres.
III: Políticas públicas para as mulheres: avanços e desafios no enfrentamento às violências, atenção a saúde integral, educação para a igualdade e diversidade.
IV: Políticas públicas para as mulheres: mundo do trabalho, autonomia econômica, participação nos espaços de poder e decisão.
Última atualização em 9 de dezembro de 2022