A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte, (Sejesp) realizou nesta sexta-feira, 3, a inauguração da tão aguardada “Estação Cidadania – Esporte”, no Bairro Matinha, periferia deste município.

Essa grande obra, proveniente do Governo Federal, cuja conclusão só foi possível graças a recursos e emendas parlamentares do deputado federal Gustinho Ribeiro, foi inicialmente denominada “Centro de Iniciação ao Esporte – CIE.

Além da prefeita Hilda Ribeiro, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como o Vice-governador e Secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral; a Secretária de Estado do Esporte e da Juventude, Mariana Dantas; o Deputado Federal, Gustinho Ribeiro; a Deputada Estadual, Áurea Ribeiro, secretários, vereadores e representantes do esporte.

Entenda a sua importância

O programa para construção de Estações Cidadania, constitui o maior projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O objetivo das unidades é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em regiões de vulnerabilidade social das grandes e médias cidades. Cada unidade pode ofertar até 13 modalidades olímpicas, seis paralímpicas e uma não olímpica.

Por sugestão da própria Hilda, a nossa Estação, recebeu o nome de Áthila de Souza Paixão. A indicação foi devidamente aprovada pelo Legislativo Municipal.

O homenageado

O jovem atleta lagartense, Áthila Paixão, era morador do povoado Brasília, zona rural do município e foi uma das dez vítimas fatais da tragédia no ‘Ninho do Urubu’. Um incêndio ocorrido em 8 de fevereiro de 2019 no Centro de Treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro. Ele tinha apenas 14 anos de idade e era uma das promessas do futebol de campo a serem lapidadas pelo clube carioca.

“Como uma das realizações mais marcantes do meu 1º mandato, em 2019, nós homenageamos o jovem Áthila com uma estátua em tamanho natural e batizamos com seu nome a quadra de Esportes do povoado em que ele nasceu. Mas eu gostaria que toda a nossa cidade e o Estado reconhecessem este nome para a eternidade e então decidimos que essa grande estrutura também levaria o seu nome. Neste momento, se não fosse aquela tragédia que comoveu todo o planeta, quem sabe não estaríamos vendo Áthila brilhando nas categorias de base do Flamengo e mais tarde no profissional?” Ele será para sempre uma inspiração para os milhares de jovens que irão treinar neste espaço, que hoje estamos colocando em pleno funcionamento”, comentou Hilda Ribeiro.

Na solenidade, a memória de Àthila Paixão esteve por todos os cantos com as homenagens prestadas. Os pais Damião e Diana de Souza estiveram presentes para ver de perto a obra inspiradora. Além disso, estudantes da Escola Municipal Alberto Santos Dumont, em que Àthila foi aluno, organizaram uma homenagem e um discurso lindo sobre a sua trajetória.

A estrutura

A Estação Cidadania de Lagarto é considerada “Modelo 3”: Possui ginásio poliesportivo com arquibancada para até 181 lugares; com área de apoio (administração, sala de professores, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público e estruturas de atletismo.

Ela vai abranger a seguintes Modalidades Olímpicas:

Basquete, Basquete 3×3, Badminton, Handebol, Vôlei de quadra

Atletismo:
• 100 metros;
• iniciação aos 200 e 400 metros;
• Iniciação aos revezamentos 4 x100m e 4x400m;
• Arremesso de peso;
• Salto em distância;
• Salto triplo;

E Tenis de mesa.

Modalidade não olímpica
Futsal

Modalidades Paralímpicas

Goallball – (estilo um futsal para atletas com deficiência visual), Vôlei sentado, Tenis de mesa e Atletismo
• 100 metros;
• iniciação aos 200 e 400 metros;
• Iniciação aos revezamentos 4 x100m e 4x400m;
• Arremesso de peso;
• Salto em distância;
• Salto triplo

De acordo com a Secjesp, a estrutura da Estação é própria para a prática de diversas outras modalidades olímpicas como: Judô, Karatê, Ginástica rítmica, Luta livre – Greco Romana, Basquete em cadeira de rodas, Bocha, entre outras. Estas serão englobadas em breve, através de investimentos da própria gestão municipal, o que irá acontecer gradativamente de acordo com o interesse ou necessidade dos seus futuros usuários.

Prefeitura de Lagarto
Capital do Interior