Compartilhe:

Durante todo o mês, a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, realizou diversas ações em saúde para a população, em especial para as mulheres. A Campanha “Outubro Rosa” tem como objetivo conscientizar a população a respeito da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Espaço Integrado em Saúde Mental “Acolher”, a Unidade Básica de Saúde Padre Almeida, a Unidade Básica de Saúde Josefa Barbosa dos Reis Romão e o Posto do Leite, realizaram durante a semana, suas respectivas ações, com diversos serviços ofertados para a população. Além disso, também foi realizada uma ação no Mercado Municipal de Lagarto.

Entre os serviços ofertados estão atendimento médico e de enfermagem, práticas integrativas, agendamento para mamografia, testes rápidos, vacinação, exame de lâmina, dentista, entre outros. As palestras e rodas de conversas são ministradas pela equipe do NASF ou de profissionais da saúde, que informam, alertam e orientam sobre o tema.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante. A mulher que possui esses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.

Realize consultas periódicas e esteja atenta aos sinais de alerta. Quanto antes descobrir o diagnóstico mais fácil de tratar.

Última atualização em 3 de novembro de 2023