Compartilhe:

Após visitas a unidades de ensino e vistorias na sede e garagem da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Lagarto, a secretária municipal da pasta constatou graves casos de negligência e prejuízos significativos na Rede Municipal de Ensino. Diante disso, foram traçadas metas para solucionar os problemas encontrados na secretaria, visando promover uma educação pública de qualidade para os mais de 13 mil alunos atendidos em 76 unidades escolares do município.

Logo na primeira semana de trabalho, a SEMED identificou que, em 2025, Lagarto perdeu o direito de receber a complementação financeira denominada Valor Aluno Resultado (VAAR), do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb). O prejuízo, estimado entre três e cinco milhões de reais, ocorreu porque o município não conseguiu cumprir a Condição 3 do programa, que exige a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) indicam que, entre 2021 e 2023, as desigualdades educacionais na rede se agravaram.
Além disso, a atual gestão enfrenta um débito com os professores, que ainda aguardam o pagamento do salário de dezembro, deixado pela administração anterior.

Sem acesso integral às contas do município, o prefeito Sérgio Reis anunciou medidas para priorizar o pagamento aos docentes.

“Quando tivermos acesso às contas e confirmarmos recursos legítimos para esse fim, o pagamento será feito de imediato”, garantiu o prefeito.

Outro desafio identificado foi a precariedade da infraestrutura escolar. Mais de 50% das unidades de ensino necessitam de reparos urgentes. As equipes municipais já estão mobilizadas para atender às demandas. A alimentação escolar também está entre as prioridades da gestão. A SEMED trabalha para garantir merenda de qualidade, além de focar na manutenção da frota de ônibus escolares, conhecidos como “amarelinhos”, essenciais para o transporte dos alunos.

Para o secretário-adjunto de Educação, Anselmo Vital, o descaso com a Educação nos últimos anos foi evidente. “Nossa maior missão agora é reverter esse quadro herdado da última gestão, vamos trabalhar, incansavelmente, para mudar esse quadro e devolver a Lagarto a qualidade no ensino público municipal”, relatou.

A secretária municipal de Educação, Dra. Taysa Mércia, reforçou o empenho com a transformação do setor.

“Nosso compromisso é com a excelência. Estamos focados em oferecer aos alunos, professores e à comunidade o que é garantido pela Constituição: uma educação digna e de qualidade. Vamos entregar merenda de qualidade, materiais escolares adequados e condições de trabalho para os professores, porque entendemos que investir em educação é investir no futuro de Lagarto”, concluiu a secretária.

Última atualização em 7 de janeiro de 2025