Compartilhe:

O prefeito Sérgio Reis esteve na tarde deste sábado, 11, em reunião com o grupo Fibromialgia Lagarto, no Parque de Exposições Paulo Nicolau de Almeida. O objetivo da conversa foi explicar como funcionará o espaço, que voltou a pertencer ao município, e discutir a possibilidade de criação de um Centro Integrado de Cidadania (CIC), onde passará a funcionar a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SPCD), assim como um Centro de Atendimento específico para casos de fibromialgia.

O Parque de Exposições voltou a pertencer aos cidadãos lagartenses a partir da sanção, na última quinta-feira, 9, da Lei 1.198, que revoga a Lei 1.146, de 29 de novembro de 2023, que autorizava a permuta do local para um grupo privado.

O encontrou de hoje serviu para escutar a população, em especial aqueles que acessam tratamento terapêutico, em relação ao futuro do local, qual o uso mais adequado e que promoverá melhor qualidade de vida.

Ao se dirigir às famílias presentes, o prefeito Sérgio Reis reiterou seu compromisso com o lugar que é um patrimônio dos lagartenses e discutiu a possibilidade da construção de uma unidade do Centro Integrado de Cidadania (CIC), e também área específica para atender as pessoas com fibromialgia. As propostas já estão inseridas no Plano de Governo.

“É fato! O Parque de Exposições será do povo. E eu quero, em primeira mão dizer que, hoje pela manhã, em reunião com o secretário de Obras, os arquitetos e engenheiros do município, me apresentaram o layout de como isso aqui irá ficar. Será construído o Centro Integrado de Cidadania (CIC), onde funcionará a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, a área específica para atendimento de mulheres e homens com fibromialgia, bem como a equoterapia, que será revitalizada, modernizada e ampliada. Será um marco histórico para nossa cidade. Além disso, teremos uma área verde, onde as pessoas poderão fazer as suas caminhadas, andar de bicicleta e vamos promover também natação para as crianças”, afirmou.

Ao expressar sua visão para o futuro do parque, Sérgio assegurou aos presentes que a administração municipal fará um trabalho de escuta qualificada, de maneira a propor um projeto que esteja adequado às necessidades dos cidadãos.

“Antes de dar o segundo passo no projeto, eu pedi que a engenheira, a arquiteta, converse com algumas mães, mulheres e homens para entender a necessidade que cada um tem, para que possam opinar naquilo que deve ter no Centro”.

Para a enfermeira Eugênia Santos , que faz parte da comissão organizadora do grupo Fibromialgia Lagarto, o diálogo e o compromisso firmado pela gestão demonstram o cuidado com a dignidade daqueles diagnosticados com uma enfermidade tão desafiadora.

“O prefeito vem nos abraçando e reconhecendo nossas lutas e enfrentamentos. Com a criação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, ele garantiu tratamento multidisciplinar para nós mulheres e uma minoria de homens que têm o diagnóstico de fibromialgia aqui na cidade de Lagarto, para termos qualidade de vida”, conta.

O reconhecimento da importância de uma iniciativa como esta, assim como o efeito prático na vida dos lagartenses beneficiados, e a confiança depositada na administração municipal faz valer todo o esforço que ocorre nesse início de gestão para superar a situação de emergência financeira e administrativa encontrada na Prefeitura Municipal de Lagarto.

Última atualização em 11 de janeiro de 2025