Compartilhe:

Nesta segunda-feira, 20, o Instituto Valmir Monteiro deu início a cursos de capacitação voltados especialmente para mulheres do município, nas áreas de atendente de farmácia e agricultura orgânica. A Prefeitura de Lagarto é uma das principais parceiras do projeto, que vai capacitar pessoas para o mercado de trabalho.

Os cursos, realizados no Instituto Valmir Monteiro, localizado na Avenida Coronel Francisco Garcez, têm duração aproximada de seis meses. Ministrados por professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Lagarto, por meio do Programa Mulheres Mil, os cursos oferecem uma formação cidadã e técnica às alunas. Além do diploma, as participantes recebem absorventes e uma bolsa de R$ 10 por cada tarde de aula frequentada.

O prefeito Sérgio Reis participou da aula inaugural e destacou a relevância do projeto. “O deputado Ibrain Monteiro, por meio do Instituto Valmir Monteiro, está realizando um trabalho pioneiro e significativo em nossa cidade, priorizando a geração de empregos e a qualificação de pessoas que precisam de oportunidades. Reiteramos nosso compromisso de apoiar essa iniciativa, que contribui para o desenvolvimento socioeconômico de Lagarto”, afirmou o prefeito.

O deputado estadual Ibrain Monteiro destacou o papel transformador do Instituto. “O Instituto Valmir Monteiro dá continuidade ao trabalho assistencialista iniciado pelo meu pai, oferecendo cursos, serviços e apoio essencial ao povo de Lagarto. Aqui, além dos cursos, também realizamos atendimentos médicos, laboratoriais, apoio ao homem do campo com tratores, sementes e fertilizantes, além de suporte a eventos comunitários. Nosso objetivo é sempre somar com a Prefeitura e servir nossa população”, ressaltou o deputado.

A parceria com o IFS foi destacada pela reitora Ruth Sales, que explicou a importância do Programa Mulheres Mil. “O programa promove o empoderamento feminino ao oferecer formação técnica e cidadã, preparando as mulheres para ingressarem no mercado de trabalho ou empreenderem. É uma oportunidade de transformar vidas e gerar autonomia”, disse.

Entre as participantes, a dona de casa Maria de Fátima Santana celebrou a chance de aprender e se qualificar. “Essa oportunidade vai trazer muitos benefícios. O curso vai agregar conhecimento, será uma capacitação importante no meu currículo, e espero conseguir emprego na área”, afirmou.

A aula inaugural contou com a presença de autoridades locais, como a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Suely Menezes, e o deputado federal Fábio Reis, reforçando o compromisso conjunto em promover iniciativas que valorizem e capacitem a população de Lagarto.

Última atualização em 20 de janeiro de 2025