Nesta sexta-feira, 24, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, participou do primeiro encontro com lideranças comunitárias, associações, cooperativas e assentamentos rurais. O evento foi realizado pela Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAGRI), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar (SINTRAF). O objetivo foi reunir produtores e agricultores familiares para discutir melhorias e fortalecer a agricultura local.
Na reunião, a Prefeitura apresentou medidas de apoio aos produtores, incluindo uma parceria com o Banese para ampliar e facilitar o acesso a linhas de crédito. Além disso, haverá suporte institucional das secretarias municipais, orientando sobre gestão e regularização de cooperativas, visando maior independência dos produtores.
O município de Lagarto é um dos maiores produtores rurais de Sergipe, com mais de 54% de seu território destinado à agricultura, destacando-se na produção de mandioca, milho e frutas cítricas. O prefeito reafirmou seu compromisso com o setor. “Vamos fortalecer o cooperativismo e associativismo, garantindo apoio para que os produtores saibam para quem vender e a um preço justo, além de suporte no cultivo e produção. A gestão estará ao lado do produtor, caminhando de mãos dadas”, afirmou Sérgio Reis.
O secretário de Agricultura, Luciano Alves, destacou a relevância do encontro. “Lagarto será um polo piloto de investimentos na agricultura. Convidamos associações, cooperativas e lideranças para ouvir as demandas e apresentar formas de apoio, como linhas de crédito e profissionais capacitados para auxiliar nos projetos”, explicou.
Parceria com o Banese
A parceria firmada com o Banese vai facilitar o acesso ao crédito rural. O gerente regional, Alan Dias, destacou: “Nos colocamos à disposição para oferecer soluções financeiras, seja para custeio ou investimento. Essa parceria aproxima o produtor, que muitas vezes não tem acesso ao crédito do banco, que possui os recursos necessários”, explica.
Parceria com o povo do campo
José Augusto, produtor de milho e hortaliças, celebrou a iniciativa. “Dependíamos muito do crédito rural. Agora, com a parceria entre Prefeitura e Banese, teremos apoio para fortalecer o trabalho rural. Isso é fundamental para o pequeno produtor”, ressaltou.
Denilsa Fontes, criadora de galinhas e vacas leiteiras, também elogiou a iniciativa da Prefeitura de estabelecer um diálogo com o povo do campo. “Esse encontro trouxe novas expectativas. Vamos vender diretamente ao consumidor, valorizando o produto e a cultura local, sem depender de intermediários que ficam com a maior parte da renda”, comemorou.
Última atualização em 24 de janeiro de 2025