O prefeito Sérgio Reis recebeu, nesta quarta-feira, 15, o governador Fábio Mitidieri, para uma verificação dos pontos mais críticos atingidos pelas chuvas em Lagarto, visando a definição de ações emergenciais à população. Com apoio do Governo de Sergipe, a Prefeitura toma medidas efetivas para atuar no combate à crise causada pelo temporal, assistindo às famílias prejudicadas, bem como, posteriormente, o planejando de obras de infraestrutura e recuperação da drenagem da cidade.
Durante a visita, o governador e o prefeito, acompanhados de secretários, técnicos e representantes de órgãos públicos municipais e estaduais, estiveram no bairro Matinha, onde uma família teve a casa totalmente tomada pelo volume de água que atingiu Lagarto na última terça-feira, 14. Em seguida, as equipes estiveram na avenida Sindicalista Antônio Francisco da Rocha, nas proximidades do Balneário Bica e no Ginásio Ribeirão, onde a chuva subiu a tal ponto de cobrir os veículos e bloquear completamente o tráfego. Também foram visitados os bairros Loiola II e o Jardim Campo Novo, além da Estrada da Barragem.
“Estamos trabalhando constantemente em todos os bairros desde o início desse temporal. Já colocamos os nossos telefones à disposição da população, para que possam nos informar situações críticas e emergenciais. Estamos mapeando todos os bairros, povoados e casas que estão em situação de calamidade, onde pessoas precisam ser removidas”, destaca o prefeito Sérgio.
O chefe do executivo de Lagarto destaca a importância do apoio do Governo de Sergipe neste momento. “Estamos contando com um apoio efetivo do Governo do Estado para ajudar a recuperar a nossa cidade. Posso dizer que sem a ajuda do governo, nós não iríamos conseguir trabalhar. Primeiro que, a gestão anterior deixou a cidade sem nenhum tipo de equipamento. Ontem, o município de Lagarto teve ajuda das Prefeituras de Salgado, de Boquim e de Riachão do Dantas, com maquinários, para poder tirar o entulho das ruas que estavam interditadas em virtude das fortes chuvas, ou seja, Lagarto está sem nenhuma infraestrutura para poder cuidarmos disso. Então, o governo chega no momento certo, com a presença do governador para observar o que está acontecendo no município, e se colocando à disposição”, disse Sérgio.
O governador Fábio Mitidieri verificou, in loco, a situação e determinou medidas emergenciais para o município. “Nós ainda estamos na chuva dando uma atenção maior às pessoas que estão com danos por conta dessas chuvas que vieram ontem, hoje e que ainda tem previsão para amanhã também. Então, o momento é de atenção e de assistencialismo imediato. Quando passar esse período mais crítico, voltaremos aqui para outra fase, que é uma ajuda à reconstrução da infraestrutura da cidade e também de um apoio para as pessoas que tiveram maiores perdas”, garantiu o governador Fábio Mitidieri.
Durante as visitas, foram verificadas casas de famílias que perderam bens e tiveram os imóveis comprometidos. “Essas pessoas vão precisar de uma ajuda da Prefeitura e do Governo, para que a gente possa, de mãos dadas, assistir a quem tiver grandes perdas. É um desafio de recuperar a infraestrutura, que é importante para toda a sociedade, mas de também auxiliar aquelas pessoas que, de maneira individualizada, tiveram danos importantes, como a gente viu aqui, pessoas que perderam suas casas e seus bens, isso tudo vai ser feito através de um trabalho de assistência social, uma ajuda do Governo e da Prefeitura para socorrer essas pessoas mais necessitadas”, acrescenta Fábio.
Dessa forma, a atenção, neste momento, estará voltada para ações e medidas urgentes para as famílias prejudicadas. Ainda nesta quarta-feira, o prefeito Sérgio iniciou um Gabinete de Crise para o gerenciamento da situação, como explica a vice-prefeita e secretária da Ação Social, Suely Menezes.
“Desde que recebemos informação de que as famílias estavam passando por esses problemas, agimos, montamos equipes e estamos em toda a cidade, vendo as demandas e, juntamente com o prefeito e todo o secretariado, indo até aos locais afetados. Hoje, o governador esteve aqui, muito solícito, procurando montar a equipe, porque hoje e amanhã a previsão é de chuva, então a gente está montando o Gabinete de Crise para juntos podermos amenizar a dor das famílias afetadas”, afirma.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto, esteve presente para averiguar as maiores necessidades neste momento. Segundo ele, foi feito um levantamento das demandas, e as atividades mitigatórias já foram iniciadas.
“O governo está se colocando à disposição integralmente, com toda sua estrutura ao município de Lagarto. Aqui nesse ponto [Estrada da Barragem], nós interditamos a rodovia por conta da água que subiu e acabou cobrindo a rodovia e foi necessária essa interdição previamente. Agora vêm equipes da Defesa Civil e do DER, que vão fazer uma reanálise, para saber se vão liberar um acesso à fábrica que tem aqui, mas com segurança”, explica Luiz Roberto.
Última atualização em 15 de janeiro de 2025