A Prefeitura de Lagarto realizou na manhã desta quarta-feira, 15, uma reunião com o Gabinete de Crise Emergencial para alinhar as ações que devem ser colocadas em prática de imediato para reverter os danos causados pela chuva e ofertar toda a assistência necessária à população lagartense que foi afetada. O Gabinete de Crise é formado pelos secretários municipais e tem o objetivo principal de encaminhar as demandas para que as secretarias responsáveis possam agir rapidamente e de forma eficaz.
As equipes estão de prontidão para monitorar os impactos gerados pela chuva e solucionar as consequências geradas. O Gabinete de Crise Emergencial também atua com medidas preventivas para reduzir os próximos possíveis transtornos que podem ser ocasionados em casos de chuvas fortes. Além da urbanização da cidade, com a realização de obras e limpezas que facilitam o escoamento da água e evitam alagamentos, as equipes da assistência e saúde também estão de prontidão para acolher as vítimas da chuva e auxiliar no que for necessário.
Neste momento de chuvas intensas, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, destaca a importância da criação do Gabinete de Crise e centralização das ações. “Diante da situação do nosso município, com as chuvas dos últimos dias, formamos um Gabinete de Crise com as secretarias de Governo, Planejamento, Saúde, Assistência Social, Ordem Pública, e demais órgãos de Lagarto, para atendermos às solicitações da população atingida, e direcionar para as devidas pastas, a fim de trazer resolução de maneira célere. Temos previsão de mais chuvas em Lagarto para as próximas 24 horas, portanto, é de suma importância agirmos para proteger a população e mitigar os efeitos no município”, explica o prefeito Sérgio Reis.
A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Suely Menezes, destaca como está sendo desenvolvido o trabalho da pasta. “Estamos monitorando e acompanhando todas as famílias afetadas, dando assistência e apoio, principalmente neste primeiro momento, para amenizar os impactos causados pela chuva”, disse.
Para enfrentar esse momento de crise, o município de Lagarto está contando com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado e a parceria do DER e dos municípios de Riachão, Salgado e Boquim. “A Prefeitura de Lagarto não tem um único maquinário funcionando, a gestão anterior deixou todo o maquinário sucateado. Contamos com a solidariedade do DER e das Prefeituras de Riachão e Salgado que mandaram maquinários para que ontem à noite a Secretaria de Obras pudesse fazer o seu trabalho. Já temos em mãos um levantamento primário que fizemos das necessidades que o município precisa. Precisamos decretar emergência em virtude das fortes chuvas, para que a gente tenha recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, que irão suprir de forma mais rápida as deficiências e problemas”, salienta o prefeito.
Última atualização em 15 de janeiro de 2025