Compartilhe:

A Prefeitura de Lagarto iniciou, na manhã desta quarta-feira, 22, o Mutirão Pós-Chuvas no bairro Loiola II, com o objetivo de reduzir os impactos causados ​​pelas chuvas. O mutirão conta com o envolvimento e a união de esforços das secretarias municipais, como a Secretaria de Saúde, que está realizando visitas às residências da localidade com equipes de enfermagem e agentes de endemias para verificar as condições sanitárias e oferecer assistência à saúde.

O mutirão acontecerá até a próxima sexta-feira, 24. Devido às fortes chuvas, algumas residências foram afetadas e invadidas pela água. Para evitar a prevenção do mosquito Aedes aegypti , causador da dengue, zika e chikungunya, os profissionais de endemias, ao visitarem as residências, estão orientando os moradores a identificar possíveis focos de água para parar e a eliminar entulhos. Além disso, estão distribuindo hipoclorito, produto que ajuda na limpeza da água, frutas e verduras para o consumo.

As equipes de enfermagem da Clínica de Saúde da Família (CSF) Davi Marcos de Lima estão dando total apoio no mutirão, visitando as famílias afetadas e verificando se alguém adoeceu, precisa de orientações ou exames. “Trouxemos as equipes para conhecer in loco todas as dificuldades que a comunidade está passando. Estamos integrando os profissionais para que eles trabalhem juntos, com o objetivo principal de prestar toda a assistência necessária à população, além de humanizar a assistência em saúde e trazer benefícios à sociedade”, ressaltou a secretária de Saúde, Goretti Reis.

Lucrécia Evangelista, promotora de vendas, de 27 anos, recebeu a visita de um agente de endemias durante o primeiro dia do mutirão e elogiou a iniciativa. “Gostei das orientações dos agentes de endemias, vou colocar em prática. Foi ótimo receber o agente. Ele entregou um produto que você pode colocar na água que sai da torneira e nas frutas e verduras para eliminar as bactérias. Também fui orientado a limpar os entulhos que estão no quintal para evitar parada de água, mosquito da dengue e até mesmo o aparecimento de escorpiões”, afirmou.

Edislayne Soares, gerente do CSF ​​Davi Marcos de Lima, aproveitou o momento para orientar os pacientes sobre o funcionamento da unidade. “A Clínica de Saúde da Família, que atende toda a região do Loiola II, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A Equipe de Saúde da Família está na unidade de terça a sexta-feira e à disposição para atender e prestar toda a assistência necessária”, destacou.

Última atualização em 22 de janeiro de 2025