A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Ordem Pública vem intensificando as ações de prevenção, combate e contenção ao Coronavírus, através de barreiras sanitárias. Nesta quarta-feira, 29, a ação foi realizada na rota que liga Lagarto ao município de Riachão do Dantas e Simão Dias. A ação foi iniciada na última segunda-feira, 27.

A Barreira Sanitária tem como objetivo controlar a entrada de veículos realizando procedimentos de higienização para a prevenção, contenção e combate ao Coronavírus. A ação envolve 28 profissionais, sendo 20 da área da saúde e 8 da Ordem Pública, realizando entrega de panfletos, preenchimento de questionários sobre as síndromes gripais, sensibilização da população e higienização dos veículos.

A secretária municipal de Saúde, Polyana Ribeiro, destacou o principal intuito da ação: “Iniciamos as barreiras sanitárias no município de Lagarto com o objetivo de controlar o fluxo de carros que entram no município, controlando assim, a proliferação do Coronavírus, fiscalizando as entradas de pessoas com sintomas e além disso, conscientizar para que elas se protejam e fiquem em casa”. Explicou Polyana.

Na abordagem e sanitização dos veículos, os profissionais de saúde verificam se os condutores apresentam algum sintoma, através da realização da aferição da temperatura com termômetros digitais. Caso apresente sintomas de síndrome gripal e suspeita de Coronavírus, a pessoa é imediatamente encaminhada para a Unidade Maroto que está pronta para receber toda a população que apresente algum sintoma.

O município vem intensificando as ações de prevenção, combate e contenção ao vírus. Mas para isso, a população também precisa colaborar com a luta, evitando ao máximo sair de casa e utilizar a máscara ao sair, bem como adotar medidas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão ou utilizar o álcool em gel 70%.

Última atualização em 13 de abril de 2021