A Prefeitura de Lagarto, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres encabeça a Campanha dos 16 Dias de Ativismo. É através desse órgão que a SEDEST desenvolve serviços de proteção a mulher e vive em constante ativismo, combatendo todas as formas de discriminação, preconceito e injustiça social contra as mulheres.
A Campanha Mundial 16 Dias de Ativismo, foi criada em 1991 e trata de uma mobilização educativa pela erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres. Atualmente, a Campanha acontece em 159 países e começa no dia 25 de novembro com o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, seguindo com o Dia Mundial de Combate à AIDS (1/12).
Em 6 de dezembro lembramos o Massacre de Mulheres de Montreal que gerou a Campanha Mundial do Laço Branco e aqui no Brasil, desde 2007 esse dia marca também o Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres chegando ao fim da campanha com a celebração Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).
No Brasil, a campanha ainda tem a peculiaridade de iniciar oficialmente em dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras, desta forma nosso país se destaca ampliando a campanha para 21 dias de ativismo.
A Prefeitura de Lagarto entende que a luta por igualdade, empatia e solidariedade entre os gêneros deve ser constante e só a mobilização diária, materializada em serviços para nossa população feminina irá nos proporcionar uma vida com mais segurança em casa e nas vias públicas.
No período de 2017 a 2020 a Delegacia de Atendimento a Grupo Vulneráveis/Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAGV-DEAM) encaminhou mais de 600 mulheres para atendimento na rede de apoio socioassistencial, essa rede se articula em parcerias e serviços desenvolvidas pela SEDEST. SMS, SEMOP principalmente, porém todas os serviços setoriais do município são acionados conforme perfil e demandas da mulher atendida, com vistas a fortalece-la e contribuir para o rompimento do ciclo da violência.
“Nesses 16 Dias de Ativismo, realizamos campanha virtual em parceria com a SECOM destacando cada data da campanha, realizamos atividades em grupo nos Centros de Referencia da Assistência Social – CRAS, panfletagem alusiva a luta dos homens pelo fim da violência contra a mulher e estendemos a campanha até o dia 20/12/2020 com plantões de atendimento nos equipamentos da assistência social e busca ativa as mulheres em situação de violência na zona urbana e rural”, destacou a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Cristiane Soares.
Última atualização em 13 de abril de 2021