Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira, 7, a Prefeitura de Lagarto realizou uma reunião de alinhamento com o intuito de traçar um plano de desenvolvimento e melhorias para os mercados municipais. A reunião teve como público-alvo os feirantes e comerciantes do município e foi realizada no Mercado Municipal José Corrêa Sobrinho, localizado no Centro. Neste primeiro momento, após visita técnica às instalações dos mercados, a reunião teve como pauta principal ouvir as demandas e necessidades dos feirantes e comerciantes.

Durante a reunião, após ouvir as reivindicações, a gestão municipal propôs uma nova visita para a próxima quinta-feira, 9, desta vez, acompanhada por representantes dos mais diversos ramos do comércio no mercado. Dentre as principais necessidades apresentadas pela categoria estão: a falta de segurança e limpeza, pouca ocupação e movimentação dos mercados e a desinformação a respeito do funcionamento dos mercados nos dias de feriados. Como solução, a Prefeitura de Lagarto realizará um plano de desenvolvimento, que será apresentado e votado pelos comerciantes e feirantes.

A gestão municipal já iniciou o trabalho de organização para trazer os comerciantes que estão vendendo os produtos nas ruas para dentro do mercado e, assim, movimentar o espaço, ampliar o público e a renda, além de tornar os mercados pontos turísticos. “Estamos aqui para somar e melhorar as condições de trabalho, facilitar a locomoção, acessibilidade e acesso aos estacionamentos do mercado. Com a ocupação das mais de 80 bancas que estão fechadas, será possível otimizar a movimentação e tornar os mercados pontos turísticos, assim como é feito em outras cidades”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Kaká Chaves.

Outro questionamento dos comerciantes é a falta de segurança nos mercados. Para isso, já está sendo traçado um plano de solução. “Vamos dialogar com o gestor, mas, inicialmente, iremos ampliar a ronda dos guardas municipais nos mercados. Além disso, também iremos solicitar a compra de câmeras de monitoramento que irão prestar todo o auxílio na segurança”, destaca a secretária da Ordem Pública e Defesa da Cidadania, Mônica Dias de Carvalho.

Representantes da categoria

Além da presença dos representantes da gestão da união e desenvolvimento, a reunião foi mediada pela Associação dos Feirantes e Comerciantes de Lagarto (AFECOL). O presidente e fundador da associação, José Paulo dos Anjos, ressalta o que achou da reunião. “Gostei muito, foi proveitosa e acredito que iremos evoluir daqui em diante. A principal reivindicação é contar com o apoio da gestão para tirar os comerciantes das ruas, e estamos dialogando para isso, o que acho fundamental é ouvir as demandas dos comerciantes e feirantes, pois isso é o que faz uma sociedade participativa”, enfatiza o presidente e fundador.

Schalana Santos é feirante há mais de 30 anos e comercializa no Mercado Municipal José Correia Sobrinho há cerca de sete anos. Para ela, a reunião foi um ótimo primeiro passo. “Nós nunca tínhamos sido ouvidos antes, nunca tivemos uma reunião e um momento para falar, ouvir e dialogar, e esse é o primeiro passo que a gente esperava para alcançar melhorias. Agora, a gente espera que possa ser desenvolvido algo melhor, para que todos trabalhem com mais tranquilidade, não tomar prejuízo e ter bons resultados”, ressalta a feirante.

Última atualização em 7 de janeiro de 2025