O mês de junho traz uma explosão de alegria e tradição para todo o Brasil, e as unidades de ensino de Lagarto não ficam de fora dessa celebração. Em uma parceria com a comunidade escolar, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria da Educação, organizou uma série de eventos para comemorar as festividades juninas, trazendo para dentro das escolas a riqueza cultural das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Uma celebração de tradição e cultura

Junho é conhecido como o mês dos santos populares: Santo Antônio, celebrado no dia 13, São João, no dia 24, e São Pedro, no dia 29. Cada um desses santos é homenageado com festas repletas de tradições como fogueiras, quadrilhas, músicas típicas e a tradicional vestimenta caipira, todos elementos que também foram incorporados nas comemorações escolares.

As escolas de Lagarto se encheram de cores e alegria com a realização dos arraiás, que envolveram alunos, professores e a comunidade local. As festividades incluíram danças de quadrilha, apresentações musicais e barracas com comidas típicas, como canjica, pamonha e bolo de milho. A atmosfera de confraternização e diversão reforçou a importância da cultura popular e o papel da escola como um espaço de valorização e resgate das tradições.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Inglaterra, Meire Rodrigues, destaca a importância desses eventos: “Participar das festas juninas na escola é uma forma de manter viva a nossa cultura e ensinar os alunos sobre a importância das tradições populares. É um momento de aprendizado e diversão para todos”.

Para o secretário da Educação, professor Magson Almeida, as comemorações nas escolas e creches vão além do entretenimento. “Essas festas desempenham um papel educativo crucial ao permitir que os alunos conheçam e celebrem as tradições culturais brasileiras. As festas juninas são uma oportunidade de aprendizado sobre a história e a cultura do país, além de promoverem valores como a união, o respeito e a valorização da diversidade”, afirma o secretário.

Última atualização em 2 de julho de 2024