Nesta semana, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), intensificou as visitas pedagógicas às unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino. A iniciativa tem o objetivo de conhecer os desafios, orientar os profissionais e viabilizar as melhorias devidas.
De acordo com o diretor pedagógico da SEMED, professor Joabe Bernardo, as visitas têm um grande objetivo: serem mais eficientes. “A gente verificou um cenário complexo que confirma os baixos resultados nos indicadores educacionais, o que comprova que as visitas que eram realizadas não apresentavam resoluções efetivas”, argumentou. “A Secretaria de Educação está arrumando a casa para, posteriormente, lançar ações que trarão melhorias no desempenho escolar, na redução da evasão escolar, na inclusão social e no fortalecimento da comunidade escolar. É um futuro promissor que se aproxima”, completou.
Já a Coordenadora de Educação Infantil da SEMED, professora Naiane Libório, destacou a preocupação da gestão da União e Desenvolvimento com o protagonismo infantil. “Estamos procurando fazer um diagnostico das escolas, observar os pontos que a gente precisa melhorar e reforçar o nosso compromisso com as demandas. Por conta disso, temos observado as condições físicas e pedagógicas das unidades, para que possamos criar um guia estratégico e um plano de ações e metas que deem suporte ao processo de ensino aprendizagem das nossas crianças”, detalhou.
Outro ponto de atenção da equipe visitadora da SEMED é a acessibilidade e inclusão dos alunos que necessitam de uma atenção especial. “Nós queremos garantir condições estruturais de ensino adequadas para os alunos com deficiência”, ressaltou a Coordenadora de Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado da SEMED, professora Laís Ramos.
As visitas foram comemoradas por diversos profissionais de educação, a exemplo da professora readaptada Neuma de Souza, da Escola Municipal Isaías de Souza Libório. “Eu achei ótimo essa visita, porque a nossa escola precisa de um olhar diferente e a gente precisa melhorar a nossa educação que tem ser de qualidade e não de quantidade”, salientou.
Entre as primeiras unidades já visitadas estão as escolas municipais: Paulo Rodrigues do Nascimento, Isaías de Souza Libório, Paulino Vieira do Nascimento, Matheus José de Carvalho; e as UMEIs Maria Valderez e Estefania Rodrigues do Nascimento.
Última atualização em 15 de janeiro de 2025