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Visando o bem-estar dos professores e técnicos pedagógicos que atuam na sede da Secretaria de Educação de Lagarto, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou uma prática de integração com os alunos do curso de Terapia Ocupacional.

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Individualmente, cada servidor foi entrevistado por uma dupla de universitários, respondendo um questionário para medir seu nível de estresse, ansiedade, otimismo, esgotamento físico e mental, preocupação, desilusão, entre outros.

Após a série de perguntas, foi realizado outro instrumento com os professores, o “Inventário de Depressão de Beck”, utilizado para medir a severidade de episódios depressivos, composto por diversos itens relacionados aos sintomas como desesperança, irritabilidade e cognições como culpa ou sentimentos de ser punido, assim como sintomas físicos como fadiga, perda de peso e diminuição da libido.

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Para finalizar, os futuros terapeutas ocupacionais realizaram uma dinâmica em grupo com os profissionais de educação. Um dado com perguntas, também sobre o estado emocional de cado um, foi sendo jogado e conforme caía na direção, o participante respondia a pergunta que lhe fora direcionada.

De acordo com a docente da UFS, Rita de Cássia Barcelos, responsável pelo projeto, “estamos desenvolvendo atividades de prática em saúde do trabalhador, com ênfase em saúde mental. Neste processo construímos uma abordagem para detectar depressão, estresse, para saber como está a qualidade de vida das pessoas. É uma avaliação, em nível de prevenção”, ressaltou.

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“Sabemos que hoje a educação é o que mais desafia o docente, com as novas metodologias e os estudantes têm novas problemáticas. É preciso resiliência para lidar com essa complexidade. Com isso, focamos na Secretaria Municipal de Educação, porque o professor é a mola mestra da sociedade. É preciso cuidar de quem cuida da gente”, disse a docente universitária.

Detectando qualquer tipo de “anormalidade”, os profissionais são encaminhados para tratamento terapêutico na própria clínica da universidade.

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Última atualização em 27 de maio de 2019