A Secretaria Municipal da Educação de Lagarto, por meio da Coordenadoria de Dados e Estatísticas Escolares (CODES), promoveu nesta segunda-feira, 11, uma formação importante para gestores da Rede Municipal de Ensino. O evento, realizado no auditório da SEMED, reuniu profissionais da educação para discutir a coleta de dados para o Censo Escolar 2024.

O Censo Escolar, iniciado oficialmente no dia 29 de maio, é uma das principais ferramentas para a elaboração de políticas públicas na área da educação. Conforme estipulado pela Portaria nº 264/207/MEC/INEP, o dia 29 de maio foi designado como o Dia Nacional do Censo. Este censo é fundamental para obter um panorama preciso da educação no Brasil, fornecendo informações essenciais para a distribuição de recursos e o planejamento de ações educacionais.

Durante o encontro, os gestores foram orientados sobre a importância da coleta da Matrícula Inicial de 2024, enfatizando a necessidade de precisão e fidelidade na declaração dos dados. Maria de Lourdes Amaral, coordenadora do Censo Escolar, destacou que a presença de todos os gestores era indispensável para garantir a integridade das informações coletadas.

“O Censo Escolar é um pilar fundamental para o desenvolvimento de políticas educacionais eficientes. A participação ativa e a correta coleta de dados são essenciais para que possamos obter uma visão clara das nossas necessidades e prioridades”, afirmou Maria de Lourdes.

A formação teve um caráter prático e explicativo, proporcionando aos gestores as ferramentas necessárias para a execução correta da coleta de dados. Aqueles que não puderam comparecer ao evento foram orientados a enviar representantes de suas respectivas unidades de ensino, garantindo assim a ampla disseminação das informações e a uniformidade no processo de coleta.

A realização desse treinamento representa um passo significativo para assegurar a precisão dos dados educacionais no município de Lagarto, contribuindo para a melhoria contínua da educação na região.

Última atualização em 11 de junho de 2024