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Na última dia 27 de junho, a Secretaria Municipal da Educação de Lagarto (SEMED), por meio do Departamento de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (DDEA), promoveu o segundo encontro da Formação Continuada para docentes da Rede Pública Municipal de Ensino de Lagarto. O encontro faz parte do Projeto Professor Leitor / Pesquisador / Inspirador e teve como temática central “Estratégias de leitura a partir da intencionalidade social”, abordada sob a perspectiva da Educação Inclusiva.

O encontro, ministrado pelos especialistas Bruno Felipe Marques Pinheiro e Dayse Góes Prado, da Soluções Moderna, foi estruturado em duas ações distintas. A primeira ação foi uma palestra focada no alinhamento conceitual da leitura baseada na psicogênese, explorando resultados de pesquisas atuais. Essa abordagem buscou oferecer aos professores uma compreensão mais aprofundada das estratégias de leitura e sua aplicação na prática educacional inclusiva.

A segunda ação consistiu em uma oficina prática que proporcionou aos educadores a oportunidade de vivenciar e compartilhar experiências relacionadas a diversas estratégias de leitura. Entre as técnicas discutidas estavam o teste Cloze, as estratégias de Skimming e Scanning, o uso de pseudopalavras e a análise de textos sob os aspectos de gênero, assunto e finalidade (GAF).

O projeto visa capacitar os docentes para que possam atuar como leitores críticos, pesquisadores e inspiradores, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz. A iniciativa reforça o compromisso da SEMED em proporcionar uma formação contínua de qualidade, capacitando os educadores a lidar com a diversidade e as especificidades dos estudantes da rede municipal de Lagarto.

Com este tipo de formação, a SEMED busca não apenas aprimorar as habilidades dos professores, mas também fortalecer a prática pedagógica inclusiva, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, adaptada às suas necessidades individuais.

O próximo encontro da Formação Continuada está previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano, com novos temas e abordagens que continuarão a enriquecer o repertório dos educadores da rede pública municipal.

 

Última atualização em 2 de julho de 2024