Neste final de abril, a professora Leonor Scliar-Cabral está concluindo o terceiro mês de formação, em 2019, para professores alfabetizadores do 1º e 2º anos da rede municipal ensino de Lagarto. O curso é à distância, via PPGL da Universidade Federal de Santa Catarina: é o Sistema Scliar de Alfabetização se consolidando no referido município.
Nas terças à noite, o curso é destinado a professores do 2º ano (ensino da escrita e produção textual). E, nas noites de quarta, a professores do 1º ano. A formação é organizada em 400 horas/aula e irá até o final do mês de junho.
Hoje contamos com cerca de 59 professores conectados, conforme fotos (há professores que abrem suas salas individualmente e outros, em grupo). Então, o número de participantes por noite é bem superior ao acima mencionado.
Em 2019, a SEMED tem 55 escolas que integram o projeto, sendo 32 do primeiro ano, envolvendo 686 alfabetizandos, e 13 escolas do 2º ano, com 341 alunos secundanistas. Há também 2 turmas de 3º ano, com 60 alunos, que constituem as turmas-piloto de 2017.
O município de Lagarto está de parabéns, pela competência com que a SEMED vem abordando a importância em formar leitores críticos para o exercício pleno da cidadania, especialmente por contar com uma profissional do nível da professora Leonor Scliar-Cabral.
Última atualização em 26 de abril de 2019